Brusque confirma novo caso autóctone de dengue

O Programa de Combate a Endemias confirmou mais um caso autóctone de dengue em Brusque (contraído no próprio município). Trata-se […]

BRUSQUE

  20 de abril de 2020


Ouça o texto
Brusque confirma novo caso autóctone de dengue

O Programa de Combate a Endemias confirmou mais um caso autóctone de dengue em Brusque (contraído no próprio município). Trata-se de um homem, de 53 anos, morador do bairro Santa Terezinha, considerado infestado pelo mosquito Aedes aegypti. Com esta nova confirmação já são 20 casos confirmados na cidade, sendo seis autóctones. Ao todo somam-se 457 focos positivos do mosquito transmissor da doença.

A equipe de agentes de endemias fez pesquisa vetorial num raio de 50 metros da residência do paciente e aplicará o inseticida Malathion num raio de 150 metros. A coordenadora de Combate a Endemias, Letícia Figueredo, ressalta a importância das pessoas continuarem com os cuidados de prevenção ao mosquito. “Nossa preocupação está aumentando, precisamos que cada um faça sua parte, pois a dengue também pode matar”.

Letícia destaca que as pessoas devem intensificar os cuidados de prevenção para eliminar o mosquito. “Se cada um fizer sua parte, manter piscina limpa, eliminar o lixo, limpar a caixa d’água, conseguiremos controlar esta situação”.

Em caso de suspeita de dengue deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Os sintomas são febre alta, dores musculares, mal estar, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo e falta de apetite.

Previna-se:
Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
Mantenha lixeiras tampadas;
Mantenha a caixa d’água fechada;
Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
Mantenha ralos fechados e desentupidos;
Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
Retire a água acumulada em lajes;
Limpe as calhas;
Evite acumular entulho.

Inscreva-se na newsletter.