Brusque Basquete/FME confirma presença no Campeonato Brasileiro de 2020

Quarto colocado em 2019, equipe quer fazer bonito na próxima temporada, quando competição contará com 14 clubes

19 de novembro de 2019

Brusque Basquete/FME confirma presença no Campeonato Brasileiro de 2020

O Campeonato Brasileiro de Basquete Adulto mais uma vez será a grande atração do primeiro semestre do calendário catarinense e basquetebol. A competição que voltou a ser disputada em 2019 terá recorde de público em 2020, com destaque para a participação novamente do Brusque Basquete/FME/Aradefe/Trimania.

Quarto colocado no ano passado, o time projeta chegar ainda mais longe na temporada de 2020. Segundo o presidente, Zurico Frota, a equipe já está em fase de planejamento com a manutenção da base e de olho em alguns reforços para a próxima temporada.

A diretoria também já está em fase de renovação de patrocínios com os principais apoiadores, além de buscar novas parcerias com o objetivo de qualificar ainda mais o plantel vice-campeão dos Jogos Abertos. “Teremos novamente um calendário recheado, com Brasileiro, Estadual, Copa SC, Sul-Brasileiro, Jogos Abertos e outras competições, mas claro que a grande atração neste momento é o Brasileiro, por se tratar de uma competição nacional, a segunda principal do país, através apenas do NBB”, ressalta. Este ano, o time teve entre os principais apoiadores a Aradefe Malhas, FCB, Trimania, Unifebe, e Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Municipal de Esportes.

Sobre o Brasileiro
O Campeonato Brasileiro de 2020 conta com a participação de 14 equipes, muitas delas já tradicionais no cenário brasileiro, como é o caso da Liga Sorocabana. Desta vez, 14 times de diversas partes do país vão lutar pelo título da competição. No ano passado, participaram oito agremiações. Ou seja, o campeonato terá praticamente o dobro de representantes.

Participam equipes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Neste ano, além do Brusque Basquete, Santa Catarina será representada pelo Blackstar Joinville, Basquete Joinville, vice-campeão estadual, e o atual campeão, Apab/Blumenau. Todos os times catarinenses vão competir o nacional com apoio da Federação Catarinense de Basketball (FCB) e da Trimania.

Modelo de disputa
Conforme a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), o torneio terá 14 times, de seis estados, divididos em duas conferências, a “Verde” e “Amarela”, com confrontos em turno e returno. A bola sobe em fevereiro de 2020 e o campeão será definido em formato de Final Four, aumentando a emoção com três rodadas decisivas para que seja conhecido o novo campeão brasileiro.

Conforme comenta o presidente da CBB, Guy Peixoto, o objetivo do campeonato é aumentar o número de equipes jogando basquete profissional no Brasil. “Começamos um resgate do basquete brasileiro. E a ideia é aumentar o número de equipes jogando basquete no adulto. Nos próximos anos, nosso objetivo é chegar a 40 equipes, para que mais jovens possam ter a oportunidade de seguir a carreira, ganhar uma chance no profissional e também para que possamos revelar cada vez mais jogadores para a nossa seleção”, ressalta.

Na primeira fase, as equipes vão se enfrentar em duelos de turno e returno, dentro das próprias conferências. Os dois melhores de cada uma avançam direto para as quartas de final. O terceiro, quarto, quinto e sexto colocados em cada conferência vão se enfrentar em um duelo único de mata-mata, na casa do clube de melhor campanha, cruzando as conferências para definir assim os outros quatro classificados.
As quartas de final serão disputadas em melhor de três jogos, com os primeiros colocados encarando o vencedor do duelo entre o quarto e quinto, já os segundos colocados pegam quem triunfar do jogo entre terceiro e sexto lugar. Para aumentar a emoção, os quatro semifinalistas vão se enfrentar no formato de Final Four para definir o campeão brasileiro.

Nas próximas semanas, o departamento técnico da CBB vai divulgar a tabela detalhada do torneio e também as datas das quartas de final, dos duelos eliminatórios e do Final Four do Campeonato Brasileiro. Os diretores do campeonato são Ely Toscano e Oscar Archer. Alex Oliveira é o gerente técnico da Confederação Brasileira de Basketball.

Veja os times participantes
Conferência Verde
Basket Osasco (SP)
Basquete Anapolina (GO)