Brusque atualiza lista de medicamentos em falta por não haver matéria-prima nas indústrias farmacêuticas

Dificuldade de produção nos laboratórios farmacêuticos afeta o abastecimento do Sistema Público de Saúde

27 de maio de 2021

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica, atualiza a comunidade usuária do Sistema Público de Saúde sobre os medicamentos normalmente distribuídos na rede municipal e que estão em falta no momento.

O motivo é a indisponibilidade de matéria prima nas indústrias farmacêuticas para a fabricação dos remédios. “Em todos os casos, temos documentos dos fornecedores atestando esta causa para a dificuldade em atender aos pedidos”, explica a Diretora de Assistência Farmacêutica, Patrícia Sassi.

No momento, os itens de medicamentos que estão zerados no Almoxarifado da Secretaria de Saúde de Brusque são o Enalapril 10 mg; a Hidroclorotiazida 25 mg; a Nimesulida 100 mg e o Salbutamol Spray 100 mcg.

Pra que servem

O Enalapril é destinado ao controle da pressão alta ou para melhorar o desempenho do coração.

A Hidroclorotiazida é um diurético também administrado no tratamento da hipertensão arterial e que se destina, ainda, ao controle de inchaços associados a problemas cardíacos e renais, bem como da cirrose hepática.

A nimesulida é um anti-inflamatório com ação analgésica e antitérmica. Serve para controlar dores leves a moderadas, combater inflamação e baixar a febre.

E o sulfato de Salbutamol spray é indicado para o controle e prevenção da asma brônquica, bem como para o tratamento de outros problemas que obstruam as vias aéreas, tais como bronquite crônica e enfisema.

Os itens integram a lista de medicamentos essenciais do município deste ano de 2021, a REMUME, que tem, no total, 183 itens.

Alternativa

Caso algum usuário já esteja com dificuldade em encontrar o Enalapril, a Hidroclorotiazida e o Salbutamol nas unidades de Saúde do município, a Diretora de Assistência Farmacêutica, Patrícia Sassi, lembra que os três medicamentos também fazem parte do programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. E por isso, podem ser retirados nas farmácias credenciadas, gratuitamente.

Já no caso da Nimesulida, os médicos da rede estão prescrevendo outros medicamentos com ação similar, durante o período em que o medicamento estiver em falta.

Brusque efetua suas compras de medicamentos por licitação municipal e também por meio do CISAMVI, o que se torna mais vantajoso para a cidade por ter o respaldo jurídico e especialmente, a questão financeira, com a redução de preços em função do maior quantitativo adquirido pelo Consórcio regional para as cidades integrantes do bloco associativo.

Desabastecimento Regional

A situação vivenciada em Brusque pela falta de remédios não é uma realidade exclusiva da cidade. De acordo com o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), Cleones Hostins, outras cidades do Médio Vale representadas pelo consórcio também enfrentam a mesma dificuldade.

O diretor executivo do CISAMVI cita que todos os itens tinham problema de entrega com o licitante anterior. Porém, eles compõem um novo pregão do Consórcio, número 05/2021 e já estão liberados para uma nova empresa que recentemente deu lance e, por isso, provavelmente tem condições de atender os pedidos dos municípios. “Basta as cidades fazerem um novo pedido, para essa nova empresa fornecedora”, explica.

Ele acrescenta que a certeza de que a empresa realmente só vai poder cumprir ou não com a sua responsabilidade, quando a entrega dos medicamentos solicitados pelas cidades for efetuada.”Os novos pedidos já estão liberados. Se o município já fez o pedido, o prazo – com máximo de 20 dias para a entrega, já está correndo”.

A Diretora de Assistência Farmacêutica, Patrícia Sassi, confirma que a cidade de Brusque já fez o novo pedido para os novos fornecedores e está no aguardo dos medicamentos, dentro dos prazos legais estabelecidos com o CISAMVI.