Brusque 162 anos: WorkShop de violão com Luiz Meira

Bate-papo ocorreu na Fundação Cultural de Brusque

BRUSQUE

  1 de agosto de 2022


Ouça o texto
Brusque 162 anos: WorkShop de violão com Luiz Meira

Na tarde desta segunda-feira (01) ocorreu mais um evento da programação especial de aniversário de 162 anos de Brusque. O Workshop de Concepção Rítmica do Violão Brasileiro com Luiz Meira, na Fundação Cultural. O bate-papo teve a presença de alunos da Fundação Cultural e da comunidade brusquense. Luiz Meira, destacou que não veio ensinar, e sim, conversar sobre ritmos e harmonias, passando suas experiências, dicas e observações. Salientou que é necessário analisar o andamento da música, prestar atenção no ritmo, e internalizar a concepção rítmica. Além dos ensinamentos, o músico aproveitou para mostrar na prática o violão e ressaltar o trabalho de artistas de Santa Catarina. O WorkShop contou com relatos pessoais, participação dos convidados, e claro, muito ritmo.

Luiz Meira, natural de Florianópolis, iniciou a carreira na adolescência, tocando guitarra em bares. Desde pequeno gostava de trazer o ritmo brasileiro. O violão surgiu em sua vida um pouco depois, e juntando a harmonia e a brasilidade, levou sua carreira com a guitarra e violão. Com uma extensa discografia, turnê internacional, trabalhos ao lado de Elza Soares, Gal Costa e outros grandes artistas. Luiz ressalta que um bom músico sabe colocar uma banda inteira no violão sozinho, mas também consegue tocar para a banda sem atrapalhar os outros instrumentistas.

“Eu acho que essas iniciativas de oficina, workshop, como essa que está sendo feita, são de muita importância. É aberto ao público, gratuito. Então democratiza o acesso a quem não tem a condição de pagar, mas quer aprender. Eu, particularmente, adoro fazer workshop, pois é diferente de aula, conseguindo ensinar e passar um pouco da minha experiência, como músico profissional, da minha carreira, minha vida. O contato é mais íntimo.” comentou o violinista.

Zane Marcos, diretora-geral da Fundação Cultural comentou sobre a presença de Luiz Meira. “Eu gostaria de destacar que o workshop com o Luiz Meira foi um sucesso. Tivemos uma sala cheia recebendo o conhecimento desse violinista tão reconhecido e conceituado. Ele tem muito conhecimento a ser repassado, e foi o que aconteceu hoje aqui na Fundação Cultural.”

Além do WorkShop, o músico Luiz Meira fará um show nesta segunda (01) às 20h no Instituto Aldo Krieger, aberto à comunidade. A programação de aniversário segue até 07 de agosto. As festividades podem ser conferidas no site da Prefeitura de Brusque, no endereço eletrônico: https://portal.brusque.sc.gov.br/.

Inscreva-se na newsletter.