Brusque 162 anos: Unifebe inaugura auditório Doutor Germano Hoffmann

Entrega oficial do espaço, localizado no Bloco da Saúde, integra a programação de aniversário de Brusque

BRUSQUE

  1 de agosto de 2022


Ouça o texto
Brusque 162 anos: Unifebe inaugura auditório Doutor Germano Hoffmann

Na tarde desta segunda-feira (1º), na Unifebe foi inaugurado em um ato solene o auditório Doutor Germano Hoffmann, no bloco de Saúde da universidade. A ação contou com a presença do prefeito Ari Vequi, a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, e familiares de Germano Hoffmann.

Na ocasião, o doutor Germano Hoffmann foi homenageado pelos seus familiares e amigos. Em um momento de emoção, seu filho, professor Ricardo Vianna Hoffmann se emocionou discursando, relembrando momentos que viveu com seu pai. “Ele fez sua passagem da mesma forma que viveu, tranquilamente”, finalizou emocionado.

O auditório tem capacidade para 150 pessoas e está dentro de todas as normas de acessibilidade para sediar eventos institucionais e externos. “A história do Germano Hoffmann se mescla com a história da universidade. É muito justo que façamos esta homenagem a ele pelo homem que foi. Ele fez muito para a área da saúde de Brusque e de toda região”, comenta Rosemari Glatz, reitora da Unifebe.

O prefeito Ari Vequi relembra do trabalho do doutor Hoffmann realizado no município. “Muitos brusquenses nasceram nas mãos do doutor Germano, é uma figura muito querida na cidade. Nos deixou a pouco, mas deixou um enorme legado”, comenta o prefeito.

Quem foi Germano Hoffmann

Filho de Moritz Germano Hoffmann e Ida Willrich Hoffmann, Germano Hoffmann nasceu em Brusque, no dia 1º de agosto de 1926. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, em 1954, foi residente nos hospitais da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, nos anos de 1955 e 1956. Em janeiro de 1957, instalou seu consultório em Brusque, onde também atuou no Sindicato dos Trabalhadores na Fiação e Tecelagem de Brusque e do Sindicato dos Mestres e Contramestres de Brusque.

No município, Doutor Germano foi médico do Ex – SAMDU – Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência, com os médicos Dr. Francisco Dall`Igna (Dr. Chico) e Dr. João Antonio Schaefer. (Dr. Nica), e com a extinção do SAMDU e dos Institutos, passou ao INAMPS, sendo nomeado Chefe do Serviço de Assistência Médica pelo agente Dr. Romeu Junkes.

Foi membro do corpo clínico do Hospitais Azambuja, Hospital Dom Joaquim e diretor clínico do Hospital Evangélico e Maternidade Cônsul Carlos Renaux. Em novembro de 1971 recebeu o título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, da Febrasgo, e com os doutores João Antonio Schaefer e Antonio Valdemar Moser, fez o Curso de Medicina do Trabalho.

Na política atuou como vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Brusque. Doutor Germano foi também presidente da Comunidade Centro e da Paróquia Evangélica Luterana de Brusque, membro fundador da Sociedade Brusquense de Medicina, do Grupo Amigo de Canto Alemão, do C.T.G. Laço do Bom Vaqueiro e do Grupo de Casais Jardim Maluche.

Foi casado com Lya Vianna Hoffmann, com quem teve sete filhos, 16 netos e cinco bisnetos. Doutor Germano faleceu no dia 3 de junho de 2022, aos 95 anos, e foi o médico com o registro profissional de medicina ativo há mais tempo em Brusque.

Inscreva-se na newsletter.