Brusque 162 anos: Inauguração da avenida Governador Luiz Henrique da Silveira encerra programação

Prolongamento da Beira-Rio serve para a mobilidade urbana e como canal extravasor

7 de agosto de 2022

A inauguração oficial do prolongamento da Avenida Beira-Rio – Margem Esquerda, denominada avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, marcou, neste domingo (07), o encerramento das comemorações alusivas ao aniversário de 162 anos da cidade de Brusque. O ato foi realizado junto à Ponte do Trabalhador, nas presenças do Prefeito Ari Vequi, vice-prefeito Gilmar Doerner, prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall, vereador Jean Dalmolin, representando o poder legislativo e a viúva do homenageado, a brusquense Ivete Appel da Silveira, ex-primeira dama do estado, que fizeram o descerramento da placa inaugural.

Falando em nome do esposo ex-governador e ex-senador catarinense, a brusquense Ivete Appel da Silveira recordou o carinho de Luiz Henrique por Brusque. “Era uma cidade que ele também amava. Um homem sério, honesto, trabalhador, com visão de futuro. Estou aqui, neste momento, apenas para agradecer a esta homenagem. Não tenho palavras para expressar a minha gratidão. Que o povo de Brusque seja muito feliz com essa avenida. Que trafeguem com calma e tranquilidade. É isso o que eu peço”.

Ao destacar a importância da nova avenida para a cidade, o prefeito Ari Vequi enfatizou que a obra é muito mais do que uma ação de mobilidade urbana. “É também um canal extravasor das águas do Rio Itajaí-Mirim, e ainda um local que se destina ao lazer das famílias brusquenses, aos domingos, quando parte da via é fechada aos veículos para que as pessoas possam aproveitar o local. Foram anos de um trabalho que começou lá em 2019, quando buscamos recursos do FGTS para iniciar esse procedimento. Conseguimos licitar, iniciar e hoje, então, entregar essa importante obra para a nossa cidade”, avaliou.

Para Ari Vequi, a construção desta via de tão grande envergadura tinha que levar o nome de alguém como Luiz Henrique da Silveira, que, enquanto foi governador do estado, esteve na cidade por 42 vezes. “Trazendo recursos que viabilizaram obras como a própria ponte do Trabalhador e da ponte Estaiada”, enumerou o prefeito. Para ele, “é uma honra para a cidade poder homenagear alguém como Luiz Henrique da Silveira e a própria dona Ivete e toda a família Appel, que igualmente tanto fez e faz pelo município”.

O prefeito lembrou ainda, que a inauguração da avenida encerra, em grande estilo, as celebrações do aniversário de fundação da cidade. “Desde o sábado passado, dia 30 de julho, até hoje, foram inúmeros eventos e ações para marcar os 162 anos de Brusque. No nosso hino, escrito pelo maestro Aldo Krieger, diz que ‘entre mil és citada como exemplo à nação brasileira’. Hoje, podíamos mudar o hino e dizer que entre 10 és citada dentre a nação brasileira. Com orgulho, por um povo trabalhador e que faz o dia a dia desta terra mais feliz. Que esta bela cidade e sua população de mais de 140 mil habitantes seja cada vez mais humana e próspera”, finalizou Ari Vequi.

As atrações musicais iniciaram logo após o ato oficial. Coube à banda Vintage Cult abrir a programação e empolgar o público com clássicos por rock nacional e internacional das últimas décadas. Logo a seguir, foi a vez do samba e pagode ganharem destaque, ao som do grupo Desafio. E, na sequência, a banda Orvalium Classic Rocke fechou o diversificado repertório musical. Algumas atrações programadas para o evento precisaram ser suspensas devido às condições do tempo.

A avenida

A obra da Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, executada em dois anos, tem extensão de quatro quilômetros, com largura de 16,50 metros, sendo 10,50 metros de pista de rolamento mais passeio de dois metros e ciclovia compartilhada de quatro metros. Os trabalhos incluíram demolição, proteção de margens, muro de contenção, drenagem, pavimentação asfáltica, pavimentação de calçadas, sinalização e paisagismo e envolveram, ainda, ações especiais na ponte sobre o Ribeirão são Pedro e no prolongamento da ponte Mário Olinger. No total, os recursos investidos foram de R$ 25.192.573,64. A via está aberta ao trânsito desde setembro do ano passado, mas agora passa a ser oficialmente entregue à população.

Culto

Antes da inauguração da nova avenida, o prefeito Ari Vequi, vice-prefeito Gilmar Doerner, Ivete Appel da Silveira e outras autoridades participaram do Culto em Ação de Graças pelos 162 anos de Brusque, celebrado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana.