Boletim Defesa Civil de Brusque Atualização do nível do Rio Itajaí-mirim

A Defesa Civil de Brusque informa que o pico máximo do nível do Rio Itajaí-mirim foi registrado entre 20h45 e […]

16 de dezembro de 2020

Boletim Defesa Civil de Brusque Atualização do nível do Rio Itajaí-mirim

A Defesa Civil de Brusque informa que o pico máximo do nível do Rio Itajaí-mirim foi registrado entre 20h45 e 21h desta terça-feira (15), chegando a 4,95 metros. Mais cedo, o órgão havia projeto que o limite seria de 6,5 metros as 22h.

A nova medição levou em consideração dados repassados pela Central de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil catarinense em conjunto com a colaboração do professor da Univali, hidrólogo Carlos Alberto Rockenbach, que analisou o fenômeno da chamada “maré de sizígia”, que contribui para a vazante do rio.

Desta forma, associado as previsões de baixa precipitação pluviométrica das próximas horas, que não deve ser maior que 20 mm, o rio ao longo desta quarta-feira deve baixar de nível gradativamente, evitando novos alagamentos na Avenida Beira-rio.

A Defesa Civil de Brusque informa que continua em Estado de Alerta, monitorando além do rio, as encostas e outras áreas suscetíveis a ocorrências. Qualquer chamado pode ser feito pelo telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros Militar no 193.

Eclipse Solar contribuiu para escoamento das águas

A “maré de sizígia” é registrada quando da ocorrência de três, ou mais, alinhamentos de corpos celestiais de um mesmo sistema. Nesta segunda-feira (14) o evento astronômico do eclipse solar, visto em boa parte da América do Sul, foi o responsável da “sizígia”, que no caso específico de Brusque, somado ao fato do Itajaí-mirim desaguar não tão distante do mar, contribuiu pela boa vazante do rio.