Biblioteca Pública de Brusque teve crescimento de 135% em empréstimos de livros

Instituição é uma das ferramentas de incentivo à leitura no município

BRUSQUE

  9 de fevereiro de 2023


Ouça o texto
Biblioteca Pública de Brusque teve crescimento de 135% em empréstimos de livros

A Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral, é uma das grandes ferramentas de incentivo à leitura no município. Atualmente, o acervo conta com mais de 33 mil exemplares. Em 2022, foram mais de 10 mil livros emprestados, o que comparado ao número de 2021, representa cerca de 135% de crescimento.

O número de novos cadastros também subiu. Em 2021, foram registrados 584 novos cadastros, já em 2022, totalizou-se 639, o que significa 109% de crescimento de novos cadastros. Entre os títulos mais emprestados, em primeiro lugar vem o livro “A Sutil Arte de Ligar o Fod*-se”, do autor Marco Manson. Em segundo, vem também o livro de auto-ajuda “Pai Rico, Pai Pobre”, escrito por Roberto Kiyosaki. E para fechar o TOP 3, “A Seleção”, da autora Kiera Cass, o primeiro livro da série infanto-juvenil.

“Ao ler, a pessoa amplia o seu conhecimento sobre o mundo, estimula a criatividade, a formação do senso crítico e transforma a si e pode se tornar um desenvolvedor do mundo à sua volta, auxiliando assim na transformação da sociedade. As bibliotecas também atuam como mediadores para o exercício da cidadania e são capazes de potencializar processos socioculturais e educativos”, destaca a bibliotecária, Kátia Costa.

As bibliotecas públicas são instituições essenciais para o desenvolvimento intelectual e cultural de uma comunidade. Elas oferecem acesso gratuito a uma ampla variedade de recursos, incluindo livros, revistas e jornais, além de ajudar a estimular a curiosidade e o amor pelo conhecimento. É uma ferramenta valiosa para a população e na construção de uma sociedade informada e democratizada.

Como funciona o empréstimo de livros?

Para fazer o cadastro, é necessário carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. É possível emprestar até quatro livros por vez. O livro fica em empréstimo por 15 dias, e se necessário é possível fazer a renovação por mais 15 dias. O espaço fica localizado na Fundação Cultural, na Praça da Cidadania.

O acervo da biblioteca pode ser consultado de forma online. É preciso acessar o site da Fundação Cultural de Brusque, na aba “Biblioteca” ou no seguinte endereço eletrônico: http://biblioteca.brusque.sc.gov.br:81/pergamum/biblioteca/index.php. O empréstimo de livros na biblioteca é inteiramente gratuito. O serviço é essencial, usado como uma ferramenta que colabora para que a comunidade tenha acesso a informação e a cultura.

É possível fazer a doação de livros em bom estado para a Biblioteca, e em seguida eles já são incorporados ao sistema. O espaço também conta com uma sessão infantil, onde há livros destinados à crianças e adolescentes, já separados. A Biblioteca atende das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, e a comunidade pode fazer a leitura no espaço da biblioteca, desde que a única regra seja seguida: fazer silêncio.

Não julgue um livro pela capa

A iniciativa da Biblioteca é estimular a leitura, sem ver a capa, título ou autor. Os livros são embalados, e somente a sinopse é disponibilizada. Assim, o leitor pode escolher sua próxima leitura somente pela história.

“A Biblioteca Ary Cabral é um dos setores da Fundação Cultural. Em 2022, ocorreu a Festa Literal de Brusque (FLIB), além de visitas de escolas, lives, oficinas, e muitas outras atividades. A biblioteca é fundamental para o acesso à educação e informação. É uma instituição vital para a democratização do conhecimento. Eu gostaria de convidar a todos que não conhecem a Biblioteca a vir visitar o nosso espaço. Estamos esperando vocês”, finaliza a diretora-geral da Fundação Cultural, Zane Marcos.

Confira os 10 títulos mais emprestados em 2022:

A Sutil Arte de Ligar o F*da-se – Marco Manson
Pai Rico, Pai Pobre – Roberto Kiyosaki
A Seleção – Kiera Cass
A Rainha Vermelha – Victoria Aveyard
A Elite – Kiera Cass
Mais Esperto que o Diabo – Napoelon Hill
Diário de Um Banana – Jedd Kinney
Vermelho, Branco, Sangue Azul – Casey Macquiston
É Assim que Acaba – Colleen Hoover
O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Inscreva-se na newsletter.