Barreiras Sanitárias voltarão a ser instaladas na divisa entre Brusque e Itajaí

Decisão leva em consideração o aumento expressivo de casos na cidade portuária

BRUSQUE

  15 de junho de 2020


Ouça o texto
Barreiras Sanitárias voltarão a ser instaladas na divisa entre Brusque e Itajaí

A partir desta terça-feira (16), Brusque voltará a ter uma barreira sanitária como medida preventiva ao Covid-19 na divisa do município com a cidade de Itajaí.

A decisão foi tomada após reunião no início da tarde desta segunda-feira e leva em consideração o aumento expressivo de casos na cidade portuária. Até o domingo eram 1066 casos, com 17 mortes e praticamente todos os leitos do município vizinho ocupados.

A situação gera preocupação no secretário da Saúde de Brusque, Humberto Fornari. “Vemos com muita atenção a situação de Itajaí, pois o número de casos vem crescendo de forma muito acelerada, inclusive com três mortes registradas num único dia na semana passada”, comenta Fornari.

Segundo ele, não só o município de Itajaí, como os demais da região da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) vivem uma situação mais delicada. “É a região com maior número de casos e de mortes”, ressalta Fornari, que também vê com atenção a expansão do número de casos em outros municípios vizinhos a Brusque, como Nova Trento e São João Batista. “Estes locais não terão barreiras sanitárias nesse momento, mas estamos observando caso a gente perceba que a situação está fugindo um pouco de controle. São municípios que, apesar de poucos casos, infelizmente, também já tiveram registros de mortes”, comenta o secretário.

Como vai funcionar as barreiras
A barreira sanitária entre Brusque e Itajaí será instalada na altura do Motel Deorum e funcionará das 8 às 20h. Quem transitar pelo local será parado para medição de temperatura e avaliação do estado clínico geral. “Os trabalhadores terão acesso livre. Mas, se não for trabalhador, estava lá e veio passear, vai ter que ficar em quarentena”, observa Fornari.
Ele diz que a recomendação é a mesma para pessoas que chegam de outros estados. “A situação não está tranquila, então não podemos negligenciar apenas porque se trata de um município vizinho. Pelo contrário, isso nos gera ainda mais preocupação”, alerta o secretário da Saúde de Brusque.

As pessoas que forem detectadas com febre e/ou demais sintomas da Covid-19 preencherão um formulário e deverão permanecer em isolamento em sua cidade de origem. Durante o horário comercial, os casos também podem ser encaminhados ao Centro de Triagem, no piso térreo do pavilhão da Fenarreco, para um diagnóstico mais completo sobre a possível contaminação por Covid-19.

Inscreva-se na newsletter.