Ato Cívico na EEF Prof. Augusta Dutra de Souza marca os 200 anos da Independência

Homenagem teve execução de hinos, entrada de bandeiras e boletim alusivo à data

7 de setembro de 2022

Na presença da comunidade escolar do bairro Limeira Baixa, autoridades como o prefeito Ari Vequi e o vice-prefeito Gilmar Doerner e forças de segurança, um ato cívico na Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Dutra de Souza marcou, na manhã desta quarta-feira (07), o encerramento das comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil. A homenagem teve momentos como a entrada das bandeiras, execução dos hinos nacional, da cidade e da Independência e ainda, leitura do boletim alusivo aos 200 anos da Independência nacional.

De acordo com a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, as celebrações envolveram toda a rede nos últimos dias. “Todas as unidades escolares da rede municipal, ao longo da semana, tiveram a oportunidade de, junto às crianças, desde a educação infantil até o 9º ano, comemorar. Tivemos a oportunidade de ver, pela primeira vez, a homenagem na Escola de Ensino Fundamental Cívico-Militar Paquetá, com a presença do ex-combatente Arnoldo Lana, trazendo para aqueles alunos, um simbolismo grande para o projeto de vida e neste feriado, então, encerrando, de forma honrosa, com a presença das forças – Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda de Trânsito de Brusque, autoridades como o Prefeito Ari Vequi e Vice-prefeito Gilmar Doerner, recepcionados pela equipe anfitriã, coordenada pela diretora Cristina Knihs Zierke”.

Dentro do conceito de civismo e de valorização da pátria, enaltecidos no feriado, a secretária destacou, ainda, a importância do Programa Estudante Cidadão, desenvolvido pela Polícia Militar na EEF Profª Augusta Dutra de Souza, ao longo dos anos, e que, segundo ela, consequentemente contempla também o seu entorno. “A ação prima pela apresentação e construção de valores bastante importantes para a convivência, para as relações interpessoais onde o respeito é o que conta, na sua mais pura intenção”.

Falando em nome da Polícia Militar, o Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel PM Heintje Heerdt, enfatizou a importância de realizar o ato cívico em homenagem ao bicentenário da Independência Nacional na Escola Augusta Dutra, onde desde o ano de 2019, a corporação desenvolve o projeto Estudante Cidadão. “Por meio de uma metodologia específica, um policial militar participa da rotina na unidade escolar e faz o acompanhamento dos alunos, faz toda uma série de atos cívicos no ambiente para aumentar o civismo e também, auxiliar nas pequenas questões disciplinares que possam surgir na escola”.

Essa ligação da força de segurança com a unidade de ensino fez com que o ato cívico deste feriado fosse realizado no local, para valorizar o vínculo já estabelecido entre os policiais e a comunidade escolar local. “Uma celebração singela, mas significativa, onde a Polícia Militar, a Guarda de Trânsito e o Tiro de Guerra deram apoio para engrandecer a comemoração”, completou o Tenente-Coronel.

Para o prefeito Ari Vequi, o feriado da Independência é uma data de muito simbolismo. “A gente viu na homenagem, quando as crianças cantam o Hino Nacional, na entrada das bandeiras, tudo isso faz com que a gente se sinta ainda mais patriota”.

Segundo ele, a nação completa 200 anos de sua Independência “e traz a nós um senso de liberdade que foi construída ao longo deste tempo. Conseguimos avançar e a gente acredita que a comemoração desse bicentenário vai fazer com que, cada vez mais, possamos fazer um país cada vez melhor para a nossa população”.