Atenção Farmacêutica realiza bate-papo sobre uso de medicamentos no bairro Cedrinho

O farmacêutico da Rede Municipal de Saúde, Daniel Petry Júnior, conversou com a comunidade

28 de julho de 2022

Com o intuito de agregar conhecimento e principalmente informar a população sobre o uso correto do medicamento, a Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Farmacêutica, participou de mais uma intervenção com a comunidade. Dessa vez, um bate-papo foi organizado, na terça-feira (26), pela Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Cedrinho, com o farmacêutico da Rede Municipal de Saúde, Daniel Petry Júnior. O encontro ocorreu no Salão Paroquial da igreja do bairro Cedrinho. Na oportunidade também uma equipe realizou a verificação da pressão arterial e glicose dos participantes.

De acordo com Daniel, na oportunidade foram abordados temas pertinentes aos cuidados farmacêuticos. “Buscamos a proximidade mais uma vez com a população, informamos sobre a importância de tomar os medicamentos em horários certos, com as doses corretas, sobre o armazenamento, enfim, detalhes que são determinantes para tratar as doenças. Para que o usuário possa ter do medicamento o máximo de efetividade no tratamento. Temos relatos de internações por intoxicação, do uso inadequado do medicamento e é justamente isso que queremos evitar. Nosso objetivo é que o paciente se recupere e faça o bom uso do medicamento, de forma racional”.

Cuidado farmacêutico

A equipe da Atenção Farmacêutica já desenvolve diariamente nas UBSs o projeto que aborda o cuidado farmacêutico que tem o objetivo de focar diretamente no tratamento do usuário, entender as necessidades, as dificuldades para melhorar a adesão, e consequentemente o tratamento da doença.