Assinada ordem de serviço para ampliação da ETA Central do Samae

Intenção da autarquia é ampliar a quantidade de produção de água potável para o município, visando as estações quentes do ano

13 de agosto de 2022

Assinada ordem de serviço para ampliação da ETA Central do Samae

Na manhã desta sexta-feira (12), foi assinada, na sede administrativa do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, a ordem de serviço para a construção de uma nova estação de tratamento de água (ETA) modular, que será anexada à já existente ETA Central.

Com valor estimado em R$ 2.410.000,00, a nova estrutura tem como objetivo ampliar a produção de água potável para o município, diminuindo as ocorrências de desabastecimento, sobretudo nas estações mais quentes do ano.

“É uma obra que estava em nosso planejamento, pois sabíamos da necessidade de ampliar, não somente as redes, com extensões e expansões, mas, também, a quantidade de água tratada. Tínhamos a outorga para ampliar essa produção, e vamos, agora, cobrar a rápida entrega desta nova ETA para que possamos, até janeiro, dar este respaldo à população que vez ou outra acaba tendo transtornos no verão”, comenta o diretor-presidente do Samae, William Molina.

Presente na solenidade, o prefeito Ari Vequi destacou a importância do investimento em questão. Para o chefe do Executivo, era latente a necessidade de aumentar a quantidade de água tratada na cidade. “Nos últimos anos faltou esse investimento em produção. É claro que nós temos a ETA Cristalina para o futuro, mas precisávamos de algo para agora, para que a população consiga passar um verão mais tranquilo”, afirma.

Também participou da assinatura de contrato a coordenadora de Engenharia do Samae, Mylena Rubituci, que explicou para os presentes os detalhes técnicos da obra. Conforme a servidora, com a ampliação, a ETA Central passará a tratar 350 litros por segundo, em detrimento dos aproximados 280 litros por segundo atuais. O vice-prefeito Gilmar Doerner, também presente, parabenizou a equipe gestora da autarquia municipal pela atenção à questão da produção de água.