Assinada a ordem de serviço para as obras de drenagem na Primeiro de Maio

Serviço é aguardado há anos pela população local, que a cada chuva mais forte sofre com alagamentos

6 de junho de 2023

Assinada a ordem de serviço para as obras de drenagem na Primeiro de Maio

O prefeito em exercício de Brusque, André Vechi, assinou, na manhã desta terça-feira (6), a ordem de serviço para início das obras de drenagem da Avenida Primeiro de Maio, no bairro de mesmo nome. Avaliada em mais de R$ 12,9 milhões, a realização é aguardada há anos pela população local, que sofre com alagamentos a cada chuva mais forte que cai na região.

Caberá a empresa Freedom, que já possui conhecimento técnico neste tipo de obra, realizar a implementação de mais de 1700 metros de drenagem na Primeiro de Maio e, também, em um trecho da rua Poço Fundo. A duração prevista para os serviços é de 18 meses.

Em sua fala, o chefe do Executivo ressalta a complexidade do projeto, a expertise de toda a equipe da Secretaria de Infraestrutura Estratégica (SIE), bem como a preocupação em trazer o mínimo transtorno possível para comerciantes e moradores.

“Depois de alinharmos os aspectos técnicos entre Prefeitura e empresa, vamos conversar com a comunidade e explicar em detalhes como será realizada esta obra. Então, em meados de julho, começaremos de fato as movimentações em campo. Teremos a responsabilidade de manter os laços estreitos entre todas as partes envolvidas”, ressalta.

De toda a extensão prevista para a drenagem, 820 metros serão executados por meio de um tunnel liner (travessia não destrutiva). O serviço tem início na altura da rua João Hingst (esquina da Italianinha) e segue com esse método construtivo até a curva depois da Dokassa, um pouco antes da esquina com a Rua Gustavo Halfpap.

Em seguida, a implementação prossegue com 710 metros de galerias de dois metros até a curva antes da Sociedade Beneficente. Já no Poço Fundo vão ser feitas complementações de drenagem com Galerias de 2,5m x 2,0m e 3,5m x 2,0m, nas proximidades da Rua Fernando Zen.

“Esse é um recurso que já estava garantido no Orçamento da União”, ressalta a secretária de Infraestrutura Estratégica, Andréa Volkmann. “Foi um trabalho árduo verificar a execução de toda a obra dentro desse valor. Houve muita conversa, muita reunião e muito ajuste, mas enfim, felizmente, conseguimos adaptar o projeto e aprovar junto a Caixa Econômica Federal”, finaliza.