Aproximadamente 40 crianças são acompanhadas pelo Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS), em Brusque

A maioria dos casos registrados são de meninas com menos de 11 anos

BRUSQUE

  19 de maio de 2020


Ouça o texto
Aproximadamente 40 crianças são acompanhadas pelo Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS), em Brusque

O dia 18 de maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Outro eixo da campanha lançada pela Prefeitura de Brusque para conscientizar a comunidade sobre a data é o Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS).

“Esse mês é chamado de Maio Laranja, pois além do dia 18 todo o período é utilizado para conscientização para o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Atualmente, em Brusque contamos com 37 crianças e adolescentes em acompanhamento. Destes, 30 são crianças até 11 anos e sete adolescentes de 12 até 18 anos”, revela a enfermeira coordenadora clínica da Mulher e SAVS, Thaisi da Cunha

De acordo com ela, a maioria das vítimas são meninas, sendo que do total de casos na cidade apenas quatro são do sexo masculino. “É bem importante a gente falar que muitas vezes as pessoas sabem ou suspeitam de um abuso sexual e podem ter medo de realizar a denúncia. Por isso, é possível realizar de forma anônima, por meio do Disque 100, em um órgão de segurança pública, no Conselho Tutelar ou diretamente no SAVS”, ressalta.

A enfermeira lembra, que pessoas que sofrem abuso apresentam mudanças importantes no comportamento, como: quadros depressivos, alterações na questão emocional e na interação familiar e diminuição do rendimento escolar.

“Vivemos uma pandemia, que também é uma questão importante, mas não podemos esquecer que ainda estão ocorrendo esses abusos. Na última semana, por exemplo, recebemos três situações de crianças e adolescentes. É um número bem expressivo”, salienta.

Thais detalha que em nível nacional a cada hora três menores de idade são abusados e mais da metade dos casos envolve crianças de um a cinco anos. Outro fator importante a ser destacado, é que a cada quatro casos, estima-se que um ocorre no ambiente familiar ou envolvendo pessoas próximas às famílias.

“As pessoas pensam que essa realidade está muito longe da gente, mas está cada vez mais próxima e não podemos fechar os olhos para isso. Precisamos trabalhar e dar assistência de qualidade para essas vítimas”, acredita.

Atendimento

O SAVS fica localizado no prédio da Secretaria de Saúde e Policlínica, no segundo andar. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, sem fechar para almoço. Após às 17 horas, nos feriados e finais de semana, o atendimento é realizado no Hospital Azambuja.

“Percebemos que em muitos casos a vítima expõe o seu caso para vários profissionais, sendo da saúde ou não. Elas chegam aqui muitas vezes cansadas de falar o que ocorreu e com vergonha. Então, a orientação é que o encaminhamento para o SAVS seja realizado o quanto antes. Assim, podemos iniciar o acompanhamento e as profilaxias – medicações para evitar doenças e gravidez indesejada, bem como todo o acolhimento e atendimento pela nossa equipe multiprofissional”, conclui.

Inscreva-se na newsletter.