Após reforma, bombeamento de água em estação do Maluche praticamente dobra

Elevatória de água tratada passou a operar com volume de até 150 metros cúbicos por hora

26 de janeiro de 2021

Após reforma, bombeamento de água em estação do Maluche praticamente dobra

Concluída no fim do ano de 2020, a reforma da Elevatória de Água Tratada (EAT) do Maluche tem uma importância estratégica para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque.

Antes da finalização do serviço, a estrutura possuía a capacidade de bombear até 85 metros cúbicos de água por hora. Com a reestruturação, agora o volume é de até 150 metros cúbicos por hora, quase o dobro.

Além de já estar impulsionando mais água para locais altos da região, as melhorias na EAT Maluche também fazem parte de um conjunto de obras que visam preparar a estrutura do Samae Brusque na localidade para a implementação de uma nova rede de abastecimento, com aproximadamente 8,5 quilômetros.

Os serviços de execução da nova rede devem ter início ainda no primeiro semestre. Em breve a autarquia municipal deve divulgar mais informações sobre esta realização.

“Vamos levar água do Centro até regiões como Ribeirão do Mafra, mais alguma parte do Dom Joaquim, Ponta Russa, Zantão, Cedro, Cedrinho; então para tudo isso é necessário um foco maior na pressurização de rede através do aumento de capacidade das bombas”, afirma Luciano Camargo, diretor-presidente do Samae Brusque.