Ano de 2022 foi de muito trabalho para a Defesa Civil de Brusque

Avaliação é do coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edvilson Cugik

4 de janeiro de 2023

Ano de 2022 foi de muito trabalho para a Defesa Civil de Brusque

Um ano de muito trabalho para a Defesa Civil de Brusque, principalmente com as chuvas que ocorreram no final de dezembro, essa á a avaliação do coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edvilson Cugik. Durante o ano de 2022, a instituição atendeu 1 mil 942 ocorrências, além de ter atuado em educação preventiva.

Diante do ano com muito trabalho, Cugik falou das ações. “O ano de 2022 foi bem intenso para a Defesa Civil, principalmente no quesito ocorrência. Nós tivemos um volume muito grande de ocorrências, maior que nos anos passados. Destaque para o número de eventos que tivemos esse ano, que ao todo somaram 10 eventos esse ano, a maioria pequenos, mas nesse final de ano, teve o grande evento que afetou boa parte da cidade, onde foi decretado o estado de calamidade pública. Agora estamos realizando o cadastro para liberação do FGTS para as famílias que foram atingidas,” disse.

Além das ocorrências, a Defesa Civil trabalhou em outras atividades, conforme explica o coordenador. “Com a regressão da situação da pandemia, nós voltamos com alguns projetos, como a Defesa Civil nas escolas, ao todo, estivemos em 20 escolas. Tivemos também a volta da descida no rio, retorno da formação dos voluntários, palestra para os atiradores do Tiro de Guerra, parcerias com a Unifebe, onde fizemos uma descida com os alunos do colégio. Fizemos também parceria com a Univali, por conta do doutorado, onde auxiliamos na retirada de amostras do rio, para avaliar a qualidade da água, vazão, turbidez e outros parâmetros,” explicou.

Defesa Civil

Eventos adversos registrados em 2022: 10 Janeiro – Tempestade local convectiva chuvas intensas (caracterizada pela ocorrência concomitante de além de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, Enxurradas e/ou inundações);
Fevereiro – Tempestade local convectiva chuvas intensas (caracterizada pela ocorrência concomitante de além de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, Enxurradas e/ou inundações);
Março – Tempestade local convectiva chuvas intensas (caracterizada pela ocorrência concomitante de além de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, Enxurradas e/ou inundações)

• Colapso de edificações (caracterizado pelo colapso
    ou ruína de uma ou mais edificações, sem a incidência de eventos desencadeados pela natureza);
    Maio – Tempestade local convectiva chuvas intensas (caracterizada pela ocorrência concomitante de além de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, Enxurradas e/ou inundações);
    Junho – Tempestade local convectiva chuvas intensas (caracterizada pela ocorrência concomitante de além de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, Enxurradas e/ou inundações);
    Agosto – Tempestade local convectiva chuvas intensas (caracterizada pela ocorrência concomitante de além de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, Enxurradas e/ou inundações);
    Outubro – Tempestade local convectiva chuvas intensas (caracterizada pela ocorrência concomitante de além de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, Enxurradas e/ou inundações);
    Novembro – Tempestade local convectiva – granizo – dia 08/11/2022 – Registro; – Tempestade local convectiva chuvas intensas (caracterizada pela ocorrência concomitante de além de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, Enxurradas e/ou inundações) – Chuvas de 26/11 a 01/12. – Reconhecido.

PROJETO EDUCAR PARA PREVENIR:
Objetivo: formar e capacitar às crianças de Brusque, tornando-as multiplicadoras das ações de Defesa Civil no campo da prevenção de eventos adversos, tornando-as adultos mais responsáveis com o meio ambiente.
Atendeu os 4° anos de 21 escolas municipais:
1°Encontro: O que é a Defesa Civil?
2° Encontro: Eventos adversos.
3°Encontro: Percepção de risco.
4° Encontro: Simulação de evacuação por incêndio.

PALESTRA PARA FORMAÇÃO
DOS ATIRADORES DO TG 05/005
DESCIDA DO RIO:
Realizada em parceria com a Fundação
Municipal do Meio Ambiente – FUNDEMA, SAMAE,
Secretaria de Obras.

APOIO PESQUISA UNIVALI
Realizadas 18 incursões em 09 pontos do rio Itajaí Mirim para a coleta de amostra de água, sedimentos, ictiofauna e parâmetros de secção do rio, como topografia, largura e vazão do rio.

DESCIDA DO RIO COLÉGIO UNIFEBE:
Participação de cerca de 50 alunos do segundo ano participantes do projeto STEAM.

FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DA DEFESA CIVIL
Formação de reciclagem do grupo de voluntários da Defesa Civil de Brusque, para atuação em momentos de eventos adversos.

1° FÓRUM REGIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
O fórum realizado em três cidades teve como local para o segundo dia, Brusque, contando com a participação das Defesas Civis de várias Regiões do estado e também da Defesa Civil estadual, debatendo o papel do agente de Proteção e Defesa Civil e a estruturação das defesas civis no estado.