Amamenta Brusque: Doadora de leite materno ressalta a importância da doação

Dayane Crystina Calefi, contribuiu com o programa, nas três gestações que teve

BRUSQUE

  16 de fevereiro de 2022


Ouça o texto
Amamenta Brusque: Doadora de leite materno ressalta a importância da doação

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Amamenta Brusque, mobiliza mulheres a fazerem a doação de leite materno, desde 2014. Nesse período, centenas de mamães participaram das ações. Uma delas é a Dayane Crystina Calefi, que contribuiu com o programa, nas três gestações que teve.

Dayane explica que conheceu o projeto, na Unidade Básica de Saúde (UBS), quando precisou de ajuda em relação ao aleitamento. “As mamães devem saber e, é comum, a gente fala que o leite empedra, e isso aconteceu comigo. E na UBS fui orientada sobre o programa, então resolvi conhecer e também doar”.

A mãe da Alícia, seis anos, do Lorenzo, um ano e oito meses, da pequena Lis Helena, de seis meses, e esposa do Jarne Neto, salientou a importância da doação. “Era um leite que eu ia jogar fora. Mas felizmente consegui ajudar outras crianças. No começo a gente não tem noção do quanto isso pode ajudar, mas depois, conhecendo mais sobre o assunto, a gente percebe o quanto isso é importante”, afirmou Dayane.

Ela também fez questão de ressaltar alguns mitos e verdades sobre a doação. “Não dá trabalho nenhum, ou então as mães pensam que não vão ter o suficiente para o seu filho, é tudo mito. Quanto mais você amamentar, mais leite vai produzir. E a coleta é bem simples, enquanto o bebê mama em um peito, você consegue coletar no outro, guarda no vidro, deixar no congelador e a equipe do programa vem em casa recolher”.

A enfermeira e coordenadora do programa, Sheila Neves, disse que a mobilização é constante, mas principalmente no início de cada ano, essa campanha é mais ampla. “Felizmente fomos atendidas. Em janeiro, depois da divulgação, muitas mulheres nos procuraram, mas a luta continua. Estamos sempre precisando de doadoras”.

Sheila explica que todo leite coletado em Brusque, é levado para Blumenau, onde é pasteurizado e depois retorna para o município para abastecer os hospitais. Para as mulheres que estão amamentando, e que ainda não fazem parte do programa, podem entrar em contato com a Secretaria no telefone, (47) 3255-6840 ou no WhatsApp (47) 996981221.

Inscreva-se na newsletter.