Alunos da rede pública municipal plantam suculentas em projeto escolar de Brusque

Projeto é realizado na escola Vendelino Wiemes, no bairro Cedrinho

24 de maio de 2021

Na Escola de Ensino Fundamental Padre Vendelino Wiemes, localizada no bairro Cedrinho, alunos do Berçário, Infantil e pré participam do Projeto Suculentas. Ao ar livre realizam todas as etapas de plantio e cuidados com as plantas, disponibilizadas pelo Horto Florestal, pais e comunidade.

O projeto iniciou no mês de março com a professora de hora atividade Ana Beatriz Sotini Bizarri e envolve aproximadamente 150 dos mais de 330 alunos da escola, que atende estudantes do berçário II até o quinto ano.

Segundo a diretora, Rubia Maurizio Leite, o projeto é realizado no espaço destinado à horta escolar, que não vinha sendo utilizado desde o ano passado, em função das aulas remotas por conta da pandemia de Covid-19.

“Como ficamos muito tempo fora da escola tínhamos esse espaço grande subutilizado. Então, decidimos renová-lo. Fizemos canteiros com temperos, plantas medicinais e surgiu a ideia de fazermos o plantio de suculentas e o projeto deu muito certo”, avalia.

Conforme a professora responsável, a ideia surgiu ao perceber que os alunos estavam muito ligados ao contexto da pandemia, trabalhando questões de higiene e cuidados de prevenção ao Coronavírus.

“O objetivo era proporcionar vivências com o meio natural e saídas para os espaços externos da escola. As crianças demonstraram interesse sobre as plantas e quais os cuidados que elas necessitam. A partir disso, surgiu a ideia de cultivar as suculentas, que apesar de não parecer são plantas bastante resistentes”, conta Ana.

De acordo com ela, as crianças têm a oportunidade de pegar as mudas, sentir as texturas, cores e formas que as suculentas têm. “Fizemos os vasinhos e todos foram pintados pelas próprias crianças. Os tipos de terra para plantio e as mudas foram plantadas com o auxílio delas. Também sugestão de organização e de onde poderíamos colocar esses vasinhos. Tudo adaptado conforme a necessidade das turmas”, detalha.

A professora conta que um dos objetivos do projeto é espalhar as suculentas e outras plantas por toda a escola propondo um ambiente acolhedor para as crianças e colaboradores. “As plantas trazem mais alegria e vida para qualquer ambiente. E assim as crianças desenvolvem a consciência e cuidado em relação ao meio no qual estão inseridas, desfrutando do contato com terra, água, vegetais, minhocas, sementes e o fato de estar inseridas no espaço natural já desenvolve muito mais além do esperado”, completa Ana.

Fique por dentro

As Suculentas possuem raiz, talo ou folhas engrossadas, para permitir o armazenamento de água em quantidade maior do que às demais plantas. Esta adaptação lhes permite manter reservas de água por períodos prolongados e sobreviver em ambientes áridos e secos. Atualmente, estas plantas são muito utilizadas para decorar ambientes domésticos e corporativos.