Alunos da Rede Municipal de Ensino passeiam com a Capivara Tony na Beira Rio

Capivara robô foi construída nas aulas de robótica em projeto para estudar preservação da espécie e propor implantação de um corredor ecológico em Brusque

1 de novembro de 2022

Alunos da Rede Municipal de Ensino passeiam com a Capivara Tony na Beira Rio

Para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar e preservar a vida dos animais em seu habitat, ao mesmo tempo em que praticam os conhecimentos adquiridos nas aulas regulares da rede municipal de ensino, estudantes do 3º e 4º anos da Educação Fundamental de Brusque fizeram uma caminhada na tarde de segunda-feira (31), pela Avenida Beira Rio. E eles não estavam sós. Com eles, estava Tony, a capivara robótica construída pelos alunos, utilizando o sistema Arduíno.

O projeto “Bicho solto, bicho feliz” teve início com a disciplina de ciências, ao tratar da cadeia alimentar e mamíferos com as turmas do 3º e 4º anos. E a ação acabou por nortear as demais disciplinas. E o estudo destacou a apresentação do mamífero roedor presente na fauna da cidade, a capivara, como estrela do projeto. Suas características, grupo, habitat e os desafios encontrados pelo avanço populacional e urbanização da cidade foram pontos destacados.

O projeto foi encabeçado pelas professoras Érica Garcia e Rosimeire Oliveira Santos, junto com as monitoras Raimunda Batista Pimentel e Juana da Rocha. Elas problematizando os constantes atropelamentos das capivaras e de outros animais presentes nas margens do rio Itajaí-Mirim. E mostraram como a falta de um corredor ecológico implica na preservação dessas espécies para que os animais não desapareçam.

A partir das análises, surgiu a proposta de construção de uma “Capivara Robótica”, pelo sistema Arduino, para que as turmas, após pesquisa, elaborassem uma proposta de projeto de um corredor ecológico na cidade de Brusque para preservação da nossa fauna.

Várias atividades de apoio integrados foram realizadas nos outros componentes curriculares, entre elas, a visita da bióloga Beatriz Pazzini com uma palestra com conhecimentos gerais sobre a capivara, onde apresentou alguns crânios tanto de capivara quanto de outros animais, além de fotos e outros itens relacionados ao mamífero. Também foram desenvolvidos com a participação das crianças, jogos interativos na plataforma scratch, com a visita da equipe do Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid).

Após visita para produção de um projeto em Arduino para um campeonato de tabuada, surgiu a ideia da construção de uma mascote de capivara, também com o sistema, para que as crianças pudessem usar a aplicação da robótica, despertando ainda mais o interesse pelos conteúdos propostos e chamar a atenção para os atropelamentos na via.

Nesta segunda-feira, então, o projeto foi concluído com um passeio das duas turmas com cartazes de conscientização na Av. Beira Rio, juntamente com a “Capivara Robótica”. Para a atividade, o trânsito foi parado com o apoio da Polícia Militar de Brusque, na pessoa no Sargento Sidney, instrutor do programa Estudante Cidadão.

“Ainda contamos com o privilégio de sermos convidados pela Câmara dos Vereadores, onde acompanhados da capivara Tony, entregamos um ofício com nossa solicitação pela construção de uma passarela ecológica para os animais silvestres”, destacam as professoras, satisfeitas com o envolvimento das crianças e o resultado da atividade proposta.

Tony

A capivara robótica construída pelas crianças da Rede Municipal de Ensino de Brusque ganhou o nome “Tony”, após vencer eleição feita entre os próprios estudantes para definir como a criação seria denominada. Quatro nomes foram propostos e colocados em votação, que teve um total de 665 participantes.