Alunos da Escola João Hassmann participam de Feira de Saúde

Programa Saúde na Escola promoveu atividades de prevenção, orientação e conhecimentos gerais

22 de agosto de 2019

Alunos da Escola João Hassmann participam de Feira de Saúde

A quarta-feira (21) foi de muito aprendizado, conhecimento e prevenção para os frequentadores da Escola de Educação Básica João Hassmann no bairro Guarani em Brusque. Mais uma Feira de Saúde do Programa Saúde na Escola (PSE) esteve presente durante todo o dia e, além dos alunos do educandário, contou com a participação das crianças o Centro de Educação Infantil (CEI) Pequenos Pensadores. Ao todo, mais de 600 estudantes participaram do encontro.

Vários estandes temáticos foram montados na quadra esportiva da escola, com temas sobre orientações a identificações de doenças, verificação da carteira de vacinação, saúde ocular, nutrição, cuidados com a higiene bucal, programa de combate a dengue, prevenção as drogas e ao álcool, e também, orientações sobre os cuidados a acidentes domésticos. O trabalho contou com a parceria da Polícia Militar, através do Proerd, do Corpo de Bombeiros e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

O vice-prefeito Ari Vequi esteve presente na Feira e destacou a importância da iniciativa, como forma de promover a saúde no ambiente escolar.

“É um programa que leva as crianças ao conhecimento, envolvendo as vacinas, alimentação, oftalmologia, o trabalho preventivo e as mais diversas áreas. Acredito que ações como essas, presentes em nossas escolas, atuam como forma de conscientização para pais e alunos, melhorando cada vez o atendimento a nossa comunidade”, observa.

Já o Secretário de Saúde de Brusque, Humberto Martins Fornari, destaca a importância do PSE na prevenção dos estudantes do município, fazendo um trabalho de campo junto as escolas da cidade, atuando de forma exemplar.

“Eu acredito no projeto, na prevenção, pois é o melhor caminho para melhorar a saúde pública. Quero parabenizar toda a equipe da escola, da UBS e do PSE, assim como todos os envolvidos nesta Feira de saúde”, comenta o gestor municipal.

A Coordenadora do PSE, Patrícia Sophiatti, explica que a Feira de Saúde foi organizada em conjunto com a Escola João Hassman e a UBS do Bairro. Porém, a participação de outras entidades foram fundamentais para o sucesso do evento.

“A Polícia e o Corpo de Bombeiros Militar, com suas ações de prevenção as drogas e álcool, além das orientações sobre acidentes domésticos, foram o diferencial desta ação. Esperamos ter contribuído com a saúde da comunidade do bairro Guarani”, finaliza.

O PSE é um órgão da Secretária Municipal de Saúde de Brusque, que atua em parceria com a Secretaria de Educação, com o objetivo de desenvolver ações e práticas nos educandários da cidade.