Alunos da Escola Isaura Gouvêa Gevaerd vencem final municipal do programa Trânsito Quiz

4 de novembro de 2022

Os alunos da Escola Isaura Gouvêa Gevaerd, Clarice Gomes Soares Santa Brigida, Luana Monteferrari Gandin e Renan Prado Ferreira foram os grandes campeões do programa de educação para o Trânsito Quiz. A grande final ocorreu nesta sexta-feira (04) entre três escolas: Augusta Dutra, ngelo Dognini e Isaura Gouvêa Gevaerd. A disputa ocorreu na sede da GTB.

Neste ano o programa, que é realizado pela Guarda de Trânsito de Brusque – GTB, atendeu aproximadamente 670 alunos das escolas municipais. O agente de Trânsito, Adriano Rocha, falou da importância da atividade. “O programa tem como objetivo desenvolver e avaliar um jogo educacional como um método de compreensão das noções básicas do trânsito. Uma atividade de perguntas e respostas, e a utilização de jogo no contexto educacional possibilita ao aluno compreender o assunto, porque sabemos que quando uma criança assimila algum conhecimento, leva para a vida toda. A ideia principal é educar os alunos para haver uma mudança no pensamento e atitudes dos nossos futuros motoristas e pedestres, prontos para agir nas diferentes situações do trânsito,” destacou.

Os resultados já começam a aparecer, tendo em vista a mudança de comportamento em relação ao trânsito dos alunos participantes do programa, como destaca a mãe de um dos alunos, Jaqueline Pickler, que relata o comportamento da filha. “Ela tá muito crítica, a gente não pode estacionar o carro errado que ela já fala que tá errado, ficou expert e agora fica cobrando-nos,” explicou

Como funciona o Quiz?

O jogo consiste em 20 perguntas sobre trânsito. Elas são divididas nas infrações em leves, médias, graves e gravíssimas.

Na primeira fase, são realizadas palestras nas escolas. Também acontece a distribuição de materiais didáticos com a temática de trânsito. Na segunda parte, os alunos são divididos em grupos e acontece o jogo de perguntas e respostas. O grupo vencedor vai para o terceiro nível onde é classificado o grupo que vai representar a escola. Nesta quarta e última fase as escolas competem entre si.