Alunos apresentam resultado do projeto de Robótica Educacional

Estudantes do CEI Sofia Dubiela e da EEF João Hassmann apresentaram seus trabalhos

16 de dezembro de 2021

Alunos apresentam resultado do projeto de Robótica Educacional

Os alunos do quinto ano da Escola de Ensino Fundamental João Hassmann apresentaram, na quarta-feira (15), o Smart Wash, resultado das aulas do projeto-piloto de Robótica Educacional, realizado este semestre. Durante o projeto eles desenvolveram um móvel, com torneira, saboneteira, dispenser de álcool em gel e secador de mãos, tudo isso ativado por sensor de presença.

Já nesta quinta-feira (16), foi a vez dos pequenos do Pré 2 do Centro de Educação Infantil Sofia Dubiella, apresentarem a Tartaruga Sofia, uma robô, para levar o lixo reciclável até o lixeiro correto. As crianças dão o comando por aplicativo de celular.

Para o próximo ano, a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, explica que o projeto será ampliado para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. “Sem dúvida é um momento muito feliz, encerrando as atividades do ano letivo de 2021, um ano com grandes desafios, mas podemos dizer que os resultados e as conquistas são muito positivas. Nós estamos planejando o ano de 2022 para a rede municipal com a extensão do projeto de robótica para todas as escolas, uma vez que teremos dois laboratórios itinerantes que percorrerão todas as unidades para levar mais esta metodologia e conectar as crianças a um mundo que é digital”.

O vice-prefeito, Gilmar Doerner, destacou a importância do aprendizado de robótica na atualidade. “Assim como temos as letras do alfabeto com que podemos montar um texto, uma poesia, usar a sua criatividade para criar, a robótica funciona da mesma maneira, tem peças e princípios que através de periféricos e o núcleo, você depende da criatividade de uma criança para montar, ela pode criar tanta coisa e automatizar uma casa, como abrir janelas, ligar aparelhos, ligar o ar, não somente quando aperta o controle, são muitas opções. Na minha época isso não existia, e agora eu vejo as crianças podendo aprender e fico muito feliz de poder proporcionar isso na nossa rede, é fantástico”.

O prefeito Ari Vequi ressalta que o projeto-piloto foi o início de um novo momento na educação. “Hoje pudemos ver crianças pequenas, com cinco anos, fazendo esta linda apresentação. Isso estimula a criatividade, tecnologia e inovação, e fará que o futuro de nossas escolas seja mais tecnológico e que as crianças tenham mais vontade de participar”, finaliza.