Agosto Dourado, mês de incentivo ao Aleitamento Materno

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses, em agosto comemora-se […]

BRUSQUE

  12 de agosto de 2020


Ouça o texto
Agosto Dourado, mês de incentivo ao Aleitamento Materno

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses, em agosto comemora-se o “Agosto Dourado”. Assim, as ações de saúde neste mês se voltam para a importância desse alimento para o desenvolvimento sadio de bebês e crianças. A cor dourada é por que o leite materno é considerado um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças.

Conforme explica a enfermeira e coordenadora do programa, Sheila Neves, o objetivo da campanha é viabilizar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. “É fundamental celebrar o Agosto Dourado para proteger as crianças e reduzir os níveis de mortalidade infantil”, comenta.

Segundo ela, em tempos de pandemia, mais do que nunca é preciso proteger a amamentação, pois ela não é contraindicada mesmo quando a mulher tem o diagnóstico de Covid-19. “No entanto, nesses casos, o aleitamento deve ser conduzido com alguns cuidados, como o uso de máscara, entre outros”, explica.

Sheila ressalta que a amamentação é fator de proteção, pois através dela o bebê recebe os anticorpos da mãe. “O Amamenta Brusque continua de portas abertas para receber as famílias que precisam de ajuda e apoio para amamentar”, observa, sobre o serviço, que funciona no prédio da Policlínica.


A enfermeira ressalta que, em virtude do isolamento social, estão sendo realizados atendimentos por telefone com o objetivo de minimizar o deslocamento das pessoas. “Recentemente, também implantamos a teleconsultoria, um atendimento via webcam, em que o usuário recebe as orientações sem sair de casa”, explica.


Por fim, Sheila destaca que o serviço de coletas de leite nos bairros continua, seguindo todas as medidas de segurança recomendadas. “Então, caso alguma mãe tenha dificuldade ou dúvida em relação ao aleitamento e/ou desejar ser uma doadora de leite materno, pode entrar contato conosco”, finaliza.


As mães que têm leite em excesso podem comunicar a Secretaria da Saúde no telefone 3255-6800, ou se dirigirem ao segundo andar da Policlínica (na Praça da Cidadania).

Inscreva-se na newsletter.