Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação

15 profissionais passaram por qualificação de 40h na última semana

BRUSQUE

  14 de junho de 2021


Ouça o texto
Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação

Considerando a importância do trabalho do Agente Comunitário de Saúde para a qualidade dos serviços de saúde prestados para a população, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização, da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Brusque, desenvolveu, na semana passada, um curso com duração de 40 horas, para qualificar as ações desenvolvidas pelos ACSs.

Com o objetivo de fornecer aos Agentes Comunitários de Saúde conhecimentos para sua atividade cotidiana, a qualificação reuniu assuntos que contemplam e exploram a integração entre as equipes de saúde e a população da área de cobertura da UBS, políticas públicas, controle social, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.

Os temas trabalhados ainda envolveram a Atenção ao Pré Natal, condições crônicas, Infecções Sexualmente Transmissíveis, a Saúde Mental e de todos os ciclos de vida. E também, se discutiu os processos de trabalho realizados com as equipes multiprofissionais, como nas visitas domiciliares, a territorialização, o acolhimento, humanização, entre outros.

A promoção deste curso de qualificação foi viabilizada com o apoio dos serviços da rede municipal de saúde como o SAMU, o Amamenta Brusque, o SAE, o CIAPS, o Serviço de Atenção Domiciliar, além dos profissionais da Atenção Básica. E ainda, com a parceria da Unifebe e Uniasselvi.

Neste momento, em virtude das restrições causadas pela pandemia, foram selecionados 15 profissionais. Mas, está prevista a continuidade do aprimoramento dos ACS e demais categorias profissionais na saúde. A capacitação tem certificação pela ESAP.

Inscreva-se na newsletter.