Administração Municipal recebe certificado de signatário 2020 no Movimento ODS

Prefeitura de Brusque e Fundema tornaram-se signatários em julho de 2019 e conquistaram cinco estrelas na certificação

23 de abril de 2020

Administração Municipal recebe certificado de signatário 2020 no Movimento ODS

A Prefeitura de Brusque e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) receberam o certificado de signatário 2020 no Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que faz parte da agenda 2030 idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao todo, são contemplados 17 Objetivos e 169 metas de Desenvolvimento Sustentável. Ambas receberam cinco, das seis estrelas possíveis na certificação.

“A Prefeitura e a Fundema tornaram-se signatários em julho do ano passado. Nestes primeiros seis meses conseguimos cumprir com compromissos, que nos trouxeram cinco estrelas, das seis possíveis, devido a várias ações que já ocorrem nos diferentes objetivos desta agenda. Para seis meses é um bom feito. Este ano, temos tudo para ganhar as seis estrelas”, comemora o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Cristiano Olinger.

De acordo com ele, o objetivo é ampliar e alinhar a administração pública aos ODS buscando uma gestão ainda mais eficiente, comprometida e sustentável. “Uma amostra disso foi a realização da Conferência ODS Brasil & Alemanha, que teve a participação de mais de 100 cases dos dois países, de boas práticas realizadas nos mais diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que podem ser replicadas em nosso município e região”, comenta.

Olinger destaca que boas ações geram boas reações. “Queremos avançar engajando mais setores da gestão pública nesse horizonte e também incentivar ainda mais a participação da iniciativa privada. Somente com a união e esforços de todos, que alcançaremos os objetivos traçados na Agenda 2030 e poderemos garantir a sustentabilidade de nosso planeta. Uma boa ação gera uma boa reação e neste momento tão difícil que o mundo atravessa nos tornarmos mais sustentáveis é o que pode fazer a diferença para avançarmos de forma coesa e pensando em todos”, avalia.

Para o diretor geral da Secretaria de Governo e Gestão, André Vechi, quando se fala dos ODS alinhados a gestão pública, é preciso levar em conta que todas as metas estabelecidas em cada objetivo têm correlação total com o objetivo da administração pública.

“Falamos de erradicação da pobreza, fome zero, saúde e bem-estar social, educação e qualidade de vida. Então são metas que nós temos no município e que os ODS trazem com indicadores que são importantes para que possamos avaliar a evolução das políticas públicas no âmbito municipal. Nesse cenário, que desenvolvemos o Planejamento Estratégico da Gestão Municipal – Pegem, que será lançado nos próximos dias. Todos os projetos e ações da Prefeitura de Brusque estarão alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, para que possamos conversar numa mesma linguagem”, ressalta.

O diretor destaca que os indicadores são importantes em nível de gestão. “Eles nos trazem uma visão global de como os outros governos estão agindo para atingir esses objetivos em comum, que têm como resultado final uma melhor qualidade de vida para o cidadão”, conclui.