ACS: Servidores de grande importância no sistema de saúde de Brusque

Nesta segunda-feira (04), se comemora o dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS)

4 de outubro de 2021

ACS: Servidores de grande importância no sistema de saúde de Brusque

Com a missão de desempenhar uma função de grande importância para o sistema de saúde de Brusque, é que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), se empenham diariamente. Centenas de visitas, trocas de informações e orientações. O dia 04 de outubro é dedicado especialmente para esses servidores, que atuam diretamente com a população no atendimento. Em Brusque, são 124 agentes, espalhados pelos bairros da cidade.

Atuando, desde 02 de janeiro de 2002, ou seja, há 19 anos, Elizete Melo, 58 anos, atende a região do bairro Santa Terezinha. E diz amar o que faz. Ela relembra como tudo começou. “Era tudo muito novo naquela época, a gente tinha que entrar nas casas das pessoas, pegar documentações, fazíamos o cartão do SUS nas casas. Demorou um tempo, até ganharmos a confiança das pessoas. Foi um trabalho lento. Mas que aos poucos foi dando certo”, contou ela.

Elizabete, também contou alguns momentos que viveu na profissão. “Alguns pacientes morreram. Outros nasceram. A gente vai vivendo situações alegres e outras nem tanto. Alguns são acamados, passam por anos nessa situação e a gente atende, busca consolar, cuidar. Eu me emociono de lembrar desses anos todos. Amo o que eu faço, me dedico bastante”, destacou a agente.

Exercendo a função também, desde 2002, Mara Cristina da Cruz Casagrande, 50 anos, atua no bairro Santa Luzia e fala da sua satisfação em ajudar as pessoas. “Fizemos marcação de consultas, exames, orientamos, enfim, o suporte para que a pessoa possa ter o cuidado médico. Algumas às vezes tem medo, não sabem fazer, e a gente tenta facilitar”, explicou.

Sobre as visitas, Mara conta que nem sempre é recebida bem, mas ela diz fazer parte do trabalho e enfatiza aquelas que fazem questão da visita. “Pedem para a gente entrar, tomar café, e ali surgem conversas, e muitas vezes é isso que as pessoas precisam, de atenção. Eu fico muito feliz de ajudar. Não dá para programar o tempo, cada visita é diferente. Os idosos, principalmente, adoram conversar. São muitas histórias nesses 19 anos. A gente ensina, mas aprende tanto também”.

Reconhecimento da Secretaria de Saúde

A coordenadora da Atenção Básica, Rafaela Lopes Doria, ressaltou a importância desses profissionais. “Eles são o elo entre os moradores e a Estratégia Saúde da Família (ESF). Por residir na localidade de atuação, eles conhecem os problemas enfrentados pela comunidade, as demandas e necessidades de cada território.Tem conhecimento de que a saúde é o resultado das condições de vida, do acesso ao trabalho, à moradia e à alimentação”, afirmou.

Conforme Rafaela, os agentes desempenham várias atividades, dentro e fora da Unidade de Saúde. “Fazem o mapeamento de sua área, por meio da visita domiciliar; acompanhamento das famílias sob sua responsabilidade, cadastram as famílias e atualizam esse cadastro. Desenvolvem ações de educação e vigilância à saúde. Identificam indivíduos e famílias expostas a situações de risco. Orientam as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde entre outros”.

Por fim, ela pede à comunidade que recebam bem esses servidores. “É muito importante que as famílias conheçam o olhar profissional do ACS e de seu valor no cuidado à saúde do território. Parabenizo a todos pelo dia deles e que possam seguir com esse trabalho tão importante”, finalizou.

Agradecimento da comunidade

O morador do bairro, Santa Terezinha, Flávio Henrique Miranda, 39 anos, disse ser muito grato ao atendimento da agente, Elizete. “São pessoas iluminadas por Deus, quero agradecer o carinho e cuidado de sempre, comigo. Minha mãe faleceu, vou embora no final de outubro, mas faço questão de agradecer a ela por tudo”, afirmou ele.