AC 020: o que o Samae Brusque está fazendo para solucionar problema histórico?

Obras na região começaram no último final de semana e devem durar cerca de 90 dias

25 de março de 2021

AC 020: o que o Samae Brusque está fazendo para solucionar problema histórico?

No último domingo, dia 21 de março, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque deu início a uma obra que visa solucionar um problema histórico de despressurização e desabastecimento na rua AC 020, bairro Águas Claras.

De acordo com o setor de Engenharia da autarquia, atualmente, a via tem o abastecimento fornecido pela Estação Elevatória de Água Tratada (EAT) e pelo reservatório existentes na rua Felipe Heckert, situada na rua Nova Trento.

A intenção do Samae, com o serviço, é alterar a fonte de abastecimento da AC 020 para a EAT existente na rua José Knihs, bairro Primeiro de Maio. Desta forma, haverá maior capacidade de abastecimento e, também, de recalque de água.

“Para isto, foi realizada uma interligação da rede existente, de 200 milímetros, na rua Florianópolis, com as duas redes existentes na Rua Carlos Ristow, que leva água para a AC 020”, explica o diretor-presidente do Samae Brusque, Luciano Camargo. “Além disso, também fizemos a instalação de registros de manobra na rua Florianópolis e outro ao longo da Carlos Ristow, próximo a subida da AC 020, permitindo a manobra de alteração dos sistemas de abastecimento”.

A previsão de conclusão das obras no local é de 90 dias. Após a finalização das atividades estruturais na rede, o Samae realizará a instalação de hidrômetros nas residências dos moradores, extinguindo a necessidade de cada casa ter o seu reservatório com bomba própria.