Abordagem Social da Prefeitura direciona moradores que montaram “acampamento” no Santa Rita para o albergue municipal

Os funcionários do Centro de Referência em Assistência Social (Creas), vinculados à Secretaria de Assistência Social e Habitação, rotineiramente tem […]

6 de setembro de 2019

Os funcionários do Centro de Referência em Assistência Social (Creas), vinculados à Secretaria de Assistência Social e Habitação, rotineiramente tem realizado abordagens sociais com os moradores em situação de rua no município com o objetivo de encaminhamento às casas de apoio como o Albergue Municipal e Centro Pop.

Nesta quinta-feira (5), a ação foi realizada no bairro Santa Rita, quando algumas pessoas que estavam acampadas entre a rotatória próxima ao Banco do Brasil e Supermercado O Barateiro foram abordadas após montarem uma espécie de acampamento nas calçadas.

Conforme explica o secretário de Assistência Social e Habitação, Deivis Junior, são alguns moradores que durante o dia atuam como coletores de materiais de papelão, com uso de carrocinha, e à noite dormem, de forma fixa, nas calçadas e/ou embaixo de outdoors. “Foi uma situação que chegou até nós da Assistência por meio denúncias e nossa equipe fez a averiguação e posteriormente o encaminhamento, de forma pacífica, destas pessoas ao albergue”, explica Deivis.

O secretário ressalta que a equipe do Creas tem trabalhado dia e noite no sentido de solucionar situações como essa. Um outro caso resolvido foi o de pessoas que estavam alocadas na galeria São José, na escadaria da Igreja Matriz. “Também fomos lá e conscientizamos essas pessoas de que locais como esses não são adequados, na medida em que o município oferece toda uma estrutura para acolhimento destas pessoas, com cama, banho e alimentação adequada. Além disso, quando essas pessoas utilizam de um local público para fixar uma espécie de moradia, isso torna-se um problema de ordem pública. Por isso, vamos lá, fazemos essa conscientização e depois limpamos o local”, explica.

Por fim, o secretário ressalta que esse é um trabalho contínuo, por isso é importante a parceria com a população para que, na medida em que situações como as citadas acima ocorram, possam informar à Prefeitura para o direcionamento dessas abordagens. “É um trabalho que não tem dia e não tem hora. Por isso parabenizamos também a toda nossa equipe da Assistência Social, em especial aos funcionários que trabalham diretamente com a abordagem e, de certa forma, tem logrado muito êxito nas conduções dessas pessoas ao Albergue Municipal”, finaliza.