7ª Conferência Municipal de Saúde define propostas e elege delegados

Definições após um dia inteiro de discussões locais vão ser levadas à fase macrorregional

24 de março de 2023

7ª Conferência Municipal de Saúde define propostas e elege delegados

Com a ativa participação de 86 inscritos e um dia inteiro de muitos debates, a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Brusque, realizada na última quarta-feira (22) na Unifebe, terminou com a definição de propostas e eleição dos delegados municipais que vão ter a incumbência de seguir nas discussões e apresentar as proposições da cidade na etapa macrorregional, marcada para os dias 25 e 26 de abril, em Blumenau.

A Conferência de Saúde é um dos principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde a serem implementadas nos próximos anos, bem como do controle social e da fiscalização da execução de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ela se constitui em uma ação aberta à participação de toda a comunidade, incluindo representantes dos diversos segmentos da sociedade civil: movimentos sociais, trabalhadores de saúde formais e informais, associações, sindicatos, setor empresarial, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, organizações não-governamentais e representantes do poder público.

Neste ano, trabalha com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, que segue em discussão nas fases regional, estadual, até chegar ao debate nacional.

Para a coordenadora geral da 7ª Conferência Municipal de Saúde, Patrícia Sassi, o evento foi muito produtivo. “Foi um momento ímpar, democrático e valioso, de espaço para a comunidade contribuir para o fortalecimento de um sistema tão robusto quanto é o SUS”.

Propostas

Estas são as propostas escolhidas na 7ª Conferência Municipal para Brusque levar às discussões de âmbito regional, estadual e nacional:

1. Revisar e reestruturar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), ampliando o número de agentes comunitários de saúde por equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), e reimplantação das equipes multidisciplinares.
  2. Financiamento e fortalecimento de políticas públicas contra a desigualdade social e
    criação de estratégias para o fortalecimento e planejamento familiar, assistência às mulheres e idosos em vulnerabilidade social.
  3. Valorização do servidor público da saúde estruturando planos e subsídios que promovam e incentivem a qualificação profissional e melhora no plano de cargos e salários; Resgatar direitos como FGTS; revisão salarial para evitar a evasão dos profissionais da rede
  4. Análise da possibilidade de adesão ao COAPS, para a integração de instituições de ensino e de saúde em Brusque e região. Buscar a implantação de Programas de Residência de psicologia com objetivo de fortalecer a formação acadêmica no setor público bem como ampliar o acesso da população. Integração de instituições de ensino e rede de saúde (contratos/convênios de cooperação). Criação de núcleos nas universidades para implantar programas que gerem espaços de discussão nos territórios, utilizando como base as UBS, que ampliem o olhar, fomentem a participação e controle social, dos estudantes e da comunidade. Contratar convênios de cooperação/ ampliar os serviços para otimizar o atendimento e dar conta da demanda.

Delegados

A plenária final também serviu para a eleição dos delegados municipais que vão representar Brusque e apresentar as propostas da cidade na etapa macrorregional dos debates, em Blumenau, nos dias 25 e 26 de abril.

São, ao todo, oito titulares e oito suplentes, divididos em quatro membros que representam os usuários, dois entre os profissionais de saúde, um indicado do segmento prestadores de serviço e um da gestão municipal, conforme listado abaixo:

Segmento usuários
Titulares