7ª Conferência Municipal de Saúde define propostas e elege delegados

Definições após um dia inteiro de discussões locais vão ser levadas à fase macrorregional

BRUSQUE

  24 de março de 2023


Ouça o texto
7ª Conferência Municipal de Saúde define propostas e elege delegados

Com a ativa participação de 86 inscritos e um dia inteiro de muitos debates, a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Brusque, realizada na última quarta-feira (22) na Unifebe, terminou com a definição de propostas e eleição dos delegados municipais que vão ter a incumbência de seguir nas discussões e apresentar as proposições da cidade na etapa macrorregional, marcada para os dias 25 e 26 de abril, em Blumenau.

A Conferência de Saúde é um dos principais espaços democráticos de construção de políticas de saúde a serem implementadas nos próximos anos, bem como do controle social e da fiscalização da execução de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ela se constitui em uma ação aberta à participação de toda a comunidade, incluindo representantes dos diversos segmentos da sociedade civil: movimentos sociais, trabalhadores de saúde formais e informais, associações, sindicatos, setor empresarial, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, organizações não-governamentais e representantes do poder público.

Neste ano, trabalha com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, que segue em discussão nas fases regional, estadual, até chegar ao debate nacional.

Para a coordenadora geral da 7ª Conferência Municipal de Saúde, Patrícia Sassi, o evento foi muito produtivo. “Foi um momento ímpar, democrático e valioso, de espaço para a comunidade contribuir para o fortalecimento de um sistema tão robusto quanto é o SUS”.

Propostas

Estas são as propostas escolhidas na 7ª Conferência Municipal para Brusque levar às discussões de âmbito regional, estadual e nacional:

  1. Revisar e reestruturar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), ampliando o número de agentes comunitários de saúde por equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), e reimplantação das equipes multidisciplinares.
  2. Financiamento e fortalecimento de políticas públicas contra a desigualdade social e
    criação de estratégias para o fortalecimento e planejamento familiar, assistência às mulheres e idosos em vulnerabilidade social.
  3. Valorização do servidor público da saúde estruturando planos e subsídios que promovam e incentivem a qualificação profissional e melhora no plano de cargos e salários; Resgatar direitos como FGTS; revisão salarial para evitar a evasão dos profissionais da rede
  4. Análise da possibilidade de adesão ao COAPS, para a integração de instituições de ensino e de saúde em Brusque e região. Buscar a implantação de Programas de Residência de psicologia com objetivo de fortalecer a formação acadêmica no setor público bem como ampliar o acesso da população. Integração de instituições de ensino e rede de saúde (contratos/convênios de cooperação). Criação de núcleos nas universidades para implantar programas que gerem espaços de discussão nos territórios, utilizando como base as UBS, que ampliem o olhar, fomentem a participação e controle social, dos estudantes e da comunidade. Contratar convênios de cooperação/ ampliar os serviços para otimizar o atendimento e dar conta da demanda.

Delegados

A plenária final também serviu para a eleição dos delegados municipais que vão representar Brusque e apresentar as propostas da cidade na etapa macrorregional dos debates, em Blumenau, nos dias 25 e 26 de abril.

São, ao todo, oito titulares e oito suplentes, divididos em quatro membros que representam os usuários, dois entre os profissionais de saúde, um indicado do segmento prestadores de serviço e um da gestão municipal, conforme listado abaixo:

Segmento usuários
Titulares
Marli Leandro
Janete Wagner Cecato
Maria Roseli Beuting
Djorges Paza

Suplentes
Marcos Werner
Joel Rodrigues dos Santos
Jorge Luiz putsch
Leoni Terezinha Coelho

Segmento profissionais de saúde
Titulares
Flora Eliane Willrich Ferreira de Souza
Claudia Anita Gomes Carraro

Suplentes
Daiana da paixão goller
Sara Alves Raquel

Prestadores de serviço
Titular
Luciana Furtado Lorenzoni
Suplente Renato Roda

Representantes da gestão municipal
Titular
Inajá Gonçalves Araújo
Suplente Maria Stela Geisel Santos

Inscreva-se na newsletter.