6824 brusquenses participam de primeira eleição para conselheiros tutelares com urnas eletrônicas em Brusque

Confira o resultado do certame, que transcorreu sem transtornos durante este domingo (6)

6 de outubro de 2019

6824 brusquenses foram às urnas neste domingo (6) para escolher os cinco novos conselheiros tutelares do município, além dos cinco suplentes. A votação, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e acompanhada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE SC), foi marcada por bastante calmaria e nenhuma ocorrência de destaque nas 21 urnas espalhadas pelos 10 locais de votação.

Após o término do pleito, transcorrido das 8h às 17h, a apuração teve início com a presença dos candidatos no auditório da Arena Brusque. Mariana Resende da Silva (1358 votos), Norberto “Beto” Boss (1069), Marcia Benvenuti Zen (1023), Neide Dalmolin (988) e Daiana Mirela Amorim (835) foram os cinco nomes mais lembrados pela população no certame e devem assumir as cadeiras do Conselho Tutelar de Brusque para os próximos quatro anos.

Já Juliana da Silva (758 votos), Ana B. Baron Ludvig (719), Cimeri Maria Petzinger (706), Narciso (699) e Patrícia Freitas (656) foram eleitos como suplentes e poderão assumir em casos de vacância. Vale lembrar que cada cidadão votou em até cinco nomes diferentes. Votos em branco foram 9298, ante 2925 nulos. Porém, vale lembrar que os que escolheram votar em apenas um, dois, três ou quatro candidatos, tiveram de anular os votos restantes.

“Foi um processo intenso e cansativo, pelas horas trabalhadas. Como já frisei, somos todos voluntários”, ressalta a presidente do CMDCA, Márcia Nóbrega. “Mas saímos todos satisfeitos e muito contentes, pelo número de pessoas que vieram as urnas em um dia chuvoso. Todas as sessões formaram filas e isso demonstra que a cidade de Brusque está participando ativamente”.

Os eleitos cumprirão mandato de 10 de janeiro de 2020 até 9 de janeiro de 2024, recebendo para tanto uma remuneração mensal de R$ 4333,50, mais R$ 308 de auxílio-alimentação, o que perfaz uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

“Gostaríamos de agradecer os candidatos que se colocaram à disposição”, ressalta Bruna Pereira, integrante do grupo do processo de escolha. “É um processo democrático, a população foi às urnas e elegeu os cinco representantes para a próxima gestão. Pela primeira vez, tivemos uma eleição com urna eletrônica, o que é importante para garantir a retidão e a transparência da operação (…) hoje a gente colhe os frutos do trabalho que é feito desde abril”.

Os dados estratificados da eleição para conselheiro tutelar no Município de Brusque serão divulgados em breve nos canais oficiais da Prefeitura de Brusque.

O Conselho Tutelar

Segundo o art. 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É um órgão colegiado, autônomo, pertencente à administração pública municipal e sem função jurisdicional.