52 Unidades da Rede Municipal de Ensino recebem Selo de Ouro de Qualidade da Merenda Escolar

Entrega do selo estimula a produção a qualidade da merenda no município

22 de março de 2023

Na tarde desta quarta-feira (22), a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação, realizou a entrega do Selo de Ouro de Qualidade da Merenda Escolar, referente ao ano de 2022, a 52 unidades da Rede Municipal de Ensino. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae), ocorreu no auditório da Uniasselvi.

A cerimónia contou com as presenças do prefeito Ari Vequi, secretaria de educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, presidente do Comae, Luiz Carlos Schlindwein, além da nutricionista da Rede, Cristiani Mara Camelo e da chefe de nutrição, Stela Mara Fischer. Diretores e merendeiras da rede também participaram da entrega.

O Selo de Qualidade da Merenda Escolar avalia alguns critérios das unidades escolares, como a higiene, limpeza, elaboração da comida, entre outros. Sua entrega reconhece a qualidade da merenda servida na Rede de Ensino, e ainda estimula para que a merenda continue sendo feita com referência no município.

O presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae), Luiz Carlos Schlindwein, comentou sobre a importância da certificação. “O Selo de Ouro é um reconhecimento prestado aos profissionais da educação que trabalham ligadas à alimentação escolar, em especial, as merendeiras. Tem uma série de itens que o Comae avalia para que possa chegar a esse Selo de qualidade”.

Ao todo, 52 unidades escolares receberam o Selo. Ainda em seu pronunciamento, o presidente do Comae, Luiz Carlos, faz um comparativo com os números do ano de 2021. “No ano passado, apenas 50% de toda a rede havia recebido, o que significa um aumento na qualidade de produção da merenda escolar”, ressalta. Em 2022, cerca de R$ 8 milhões de reais foram investidos na alimentação escolar combinado com o repasse do Governo e a verba do município. O dinheiro foi destinado para melhor equipar as cozinhas da unidades.

“Nós conseguimos apresentar a inclusão de novos itens e a fazer uma prestação de contas de equipamentos, para que as cozinhas estejam bem equipadas. Foi um momento bastante importante. As merendeiras, além de fazer com todo zelo, ainda colocam uma dose de amor para que todos aqueles mais de 15 mil estudantes da Rede possam se alimentar de uma refeição nutritiva e cheia de carinho”, ressalta a secretária de educação, Eliani Busnardo Buemo.

O prefeito Ari Vequi, comentou que o objetivo do município é atingir 100% das escolas. “A entrega do Selo homenageia todas as escolas e merendeiras da Rede, para que cada dia seja melhorada a qualidade da merenda no município. É uma alegria muito grande, e a cada dia a gente investe mais na educação, buscando ter mais qualidade”, finaliza.

Confira as Escolas da Rede Municipal de Ensino que receberão o Selo de Ouro

-CEI Hilda Anna Eccel – SENAC