35ª Fenarreco: Primeiro sábado à noite é sucesso de público

Fenafesteiros se divertiram com músicas e gastronomia típica; brincadeiras também mobilizaram os visitantes

9 de outubro de 2022

35ª Fenarreco: Primeiro sábado à noite é sucesso de público

A noite do primeiro sábado da 35ª Fenarreco foi de pura alegria e diversão para o excelente público que lotou o Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof. Além de muita comida e bebida típica, os fenafesteiros dançaram a valer com as bandas Hipnose, Bavária Band, D’Fiebes e San German, que garantiram a animação nos pavilhões cultural e superior, tanto com as tradicionais marchinas alemãs quanto com sucessos nacionais e internacionais. Além disso, as tradicionais brincadeiras como o serra-serrador, pulo de saco e o chopp em metro mobilizaram concorrentes e a plateia, garantindo momentos de muitas risadas e descontração.

A primeira das brincadeiras da noite foi a serra-serrador, onde quatro duplas femininas e quatro masculinas desafiaram a própria habilidade e força e envolveram o público no pavilhão cultural. Entre as mulheres, as vencedoras foram as amigas Isabel Barúna, de Nova Trento e Adriana Piran, de Brusque. Elas, que resolveram encarar o desafio de serrar manualmente um tronco de madeira, cumpriram a missão em 40 segundos. “Fomos convidadas e aceitamos o desafio. E embora pensem que é mais força, na verdade, é mais jeito”, analisaram as vencedoras. Todas as participantes receberam um mimo e para as campeãs, um prêmio especial foi entregue.

Entre os homens, o menor tempo na execução da prova coube ao brusquense Joelson João Ferreira Porto e o namorado de sua sobrinha, Eric Alves Saldanha. Natural do Rio de Janeiro e em sua primeira vinda a Brusque, Eric disse que “estreou na Fenarreco com o pé direito”. Joelson, por sua vez, revelou, entre sorrisos, que foi colono há 30 anos “e mesmo sem prática, a gente não esquece das coisas”. Eles também receberam premiação especial e todos os participantes foram contemplados com um mimo.

Logo depois, aproveitando a empolgação e a torcida dos fenafesteiros, foi a vez de cinco mulheres e cinco homens participarem do pulo do saco. Isso mesmo. Quem corresse com o saco, seria desclassificado. O desafio era vencer o percurso no pavilhão cultural, pulando. Cleide Custódio superou suas adversárias e em sua primeira participação nas provas da Fenarreco, ficou em primeiro lugar. Feliz, trajando sua roupa típica pela primeira vez, ela recebeu seu prêmio e todas as concorrentes ganharam um mimo. Entre os homens, após quedas de competidores e muitas risadas da plateia, a vitória no pulo do saco coube a Diogo. Além dessas, outra tradicional brincadeira fechou a programação de entretenimento da noite, o chopp em metro.

A programação da noite de sábado (8) terminou às 03h30, mas a folia não demora a recomeçar. Veja, a seguir, a agenda de domingo e dos próximos dias da 35ª Fenarreco, a festa mais gostosa do Brasil.

9 de outubro (domingo)
12h – Brusband
13h – Grupo Amigos do Canto Alemão
15h30 – Trio Edelweiss