2ª Oficina Participativa de Revisão do Plano Diretor acontece nesta quinta-feira

Encontro está marcado para a EEF Alberto Pretti, na Limeira e inicia às 18h30

5 de abril de 2022

Prosseguem nesta quinta-feira (07) as atividades das oficinas participativas nos bairros, dentro do processo de revisão do Plano Diretor de Brusque. Desta vez, a ação voltada à discussão com a comunidade e entidades representativas está agendada para a Escola de Ensino Fundamental Alberto Pretti, no bairro Limeira. O encontro, que deve focar as atenções ao planejamento urbano da região nordeste da cidade, reunindo os bairros Limeira Alta, Limeira Baixa e Planalto, inicia às 18h30.

De acordo com o coordenador da Comissão Técnica Municipal do processo de revisão do Plano Diretor, André Felipe Bozio, a primeira oficina participativa, realizada na última quinta-feira na comunidade de Santa Terezinha, trouxe uma surpresa bastante positiva, que foi a participação dos estudantes da unidade escolar que sediou o debate. “Foi um encontro muito positivo, onde os alunos apresentaram suas carências, pontos positivos e negativos dos bairros da região norte da cidade e levantamos demandas que vão nortear nossos trabalhos, possíveis soluções, além de trabalharmos bastante a conscientização urbana”, analisa.

Para o encontro desta quinta-feira na EEF Alberto Pretti, André Bozio afirma que, como planejador urbano, sabe que a região nordeste tem algumas problemáticas em relação à urbanidade. Isto porque, em alguns pontos, a localidade era rural e passou a ser urbana. “Por isso, precisamos ouvir a população, especialmente aquelas pessoas que possuem histórico de vivência e habitação na localidade, para entender qual é o panorama dessa região de Brusque, para entender o impacto gerado e assim, nortear os futuros trabalhos”, ressalta.

Para mobilizar a comunidade-alvo, a CTM do Plano Diretor faz contatos e busca o engajamento dos moradores por meio da associação de moradores, das paróquias das igrejas e das escolas. A intenção é que todos sejam multiplicadores da informação e levem o maior número de participantes possível à oficina.

As Oficinas Participativas têm por objetivo realizar uma leitura de todas as regiões do município e visa assegurar a participação popular no processo. Por sua concepção e dinâmica de desenvolvimento, elas discutem os conceitos e a importância do Plano Diretor com a comunidade, identificam as principais demandas dos moradores e promovem o debate para a elaboração coletiva de propostas para o PDB.

Outros esclarecimentos podem ser obtidos com a Comissão Técnica Municipal responsável pelo processo de revisão do Plano Diretor Municipal de Brusque, por meio do telefone (47) 3251-1833 – Ramal 1856.

Serviço

O que: 2ª Oficina Participativa do processo de Revisão do Plano Diretor de Brusque

Quando: dia 07/04/2022, das 18h30 às 21h30

Onde: Escola de Ensino Fundamental Alberto Pretti (Rua Alberto Muller, Bairro Limeira)