28 de outubro é Dia do Servidor Público

Em Brusque, são 4.476 profissionais que atendem a população nas repartições públicas municipais

27 de outubro de 2022

28 de outubro é Dia do Servidor Público

De uma atendente de creche a um professor. De um agente de endemias a uma enfermeira. De um agente administrativo a um assistente social. De um motorista a um profissional de educação física. Em todas as repartições públicas municipais, lá estão eles, prontos para atender aos cidadãos em suas demandas e necessidades. Os servidores públicos. Que neste dia 28 de outubro celebram o seu dia laboral.

Em Brusque, atualmente, são 4.476 servidores públicos municipais em atividade. Dentre eles, 1.753 são efetivos, 246 comissionados e 2.477 temporários. As secretarias com maior contingente profissional são a educação, com 2.554 servidores (825 efetivos, 79 comissionados e 1.650 temporários); saúde, com 913 (505 efetivos, 24 comissionados e 384 temporários) e obras, com 447 trabalhadores (134 efetivos, 28 comissionados e 285 temporários).

Para o prefeito Ari Vequi, abraçar o serviço público requer dedicação, responsabilidade, determinação, excelência e eficiência. “Um verdadeiro servidor público deve ser zeloso. E assim seguir a cada dia, durante o exercício da sua profissão, e ao lidar com a coisa pública. Ser servidor é ter a missão de dar o melhor de si para o bem-estar da população. É testemunhar as mudanças e transformações sociais com olhar privilegiado. E em função disso, precisa exercitar a todo dia a sua sensibilidade e capacidade de se colocar no lugar do outro. Nossos sinceros cumprimentos e nossa gratidão aos valorosos servidores públicos municipais brusquenses, hoje e em todos os dias”, finaliza.

A data profissional em homenagem ao servidor público foi instituída em 1937, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil. Todas as leis que regem os direitos e deveres daqueles que atuam diretamente nos Serviços Públicos constam no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. Por esse motivo, o dia 28 de outubro foi escolhido para a comemoração do Dia do Servidor Público e reconhecimento aos profissionais.