Transporte coletivo será retomado em Brusque nesta segunda-feira (24)

O transporte coletivo municipal retorna as atividades nesta segunda-feira (24), por meio do sistema Nosso Brusque. Na tarde de sexta-feira […]

21 de agosto de 2020

Transporte coletivo será retomado em Brusque nesta segunda-feira (24)

O transporte coletivo municipal retorna as atividades nesta segunda-feira (24), por meio do sistema Nosso Brusque. Na tarde de sexta-feira (21) o Poder Público Municipal editou o Decreto nº 8.702, que estabelece os critérios mínimos de segurança sanitária e autoriza a retomada do serviço na cidade. Para a medida, a Prefeitura de Brusque considerou o Decreto Estadual nº 630, que flexibiliza e regionaliza as medidas para enfrentamento a Covid-19.

Segundo o Decreto Municipal, para realizar o serviço a empresa responsável precisa observar algumas regras, tais como: controlar a lotação máxima limitada à capacidade de passageiros sentados, fornecer álcool em gel 70% e exigir a utilização de máscaras por todos os passageiros, motoristas e trabalhadores durante todo o percurso e nos pontos de ônibus, além de trafegar com as janelas dos veículos abertas ou, na impossibilidade, adotar meios de circulação do ar que garantam seu fluxo e renovação contínua.

O Sistema Nosso Brusque também precisa higienizar com frequência os veículos, aferir a temperatura de todos os colaboradores no início de cada turno de serviço, demarcar distância de segurança, de no mínimo 1,5 metro, nos terminais de embarque e desembarque ou locais destinados para fila. Precisa ainda, afixar nas dependências do Terminal Urbano e dos veículos de transporte coletivo, cartazes com orientações sobre boas práticas de prevenção ao novo coronavírus, entre outras medidas.

Já os passageiros, ao utilizar o serviço de transporte público devem observar os seguintes protocolos de segurança: uso obrigatório e correto de máscaras para ingressar e permanecer no ônibus, não usar o transporte público se tiver sintomas de gripe ou Covid-19, utilizar álcool em gel toda vez que ingressar e sair do ônibus. Aos passageiros também é solicitado transitar sentados, evitar aglomeração e respeitar a capacidade reduzida dos veículos.

“Anteriormente era obrigatório o pagamento somente com cartão. Agora vamos priorizar o cartão, mas o transporte também poderá ser pago em dinheiro dentro do ônibus. Tivemos muitas reclamações, porque o usuário precisava vir ao Terminal para comprar os créditos. Salientamos que todos os protocolos tem que ser muito bem observados”, ressalta o diretor do Nosso Brusque, Hermes Klann.

Para dúvidas e sugestões, o fone de contato da empresa é o 47-3351-1314.