Hospital Azambuja tem dez leitos de UTI para COVID-19 credenciados

O Ministério da Saúde anunciou o credenciamento de 10 leitos adultos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de […]

9 de julho de 2020

Hospital Azambuja tem dez leitos de UTI para COVID-19 credenciados

O Ministério da Saúde anunciou o credenciamento de 10 leitos adultos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com coronavírus pelo Sistema Único de Saúde no Hospital de Azambuja. A informação consta na Portaria nº 1.693 publicada em 3 de julho. A partir desta terça-feira (7) o hospital já poderá receber pacientes. O ato tem validade por 90 dias.

Até então, Brusque contava com um leito e quando havia necessidade de internação em UTI, os pacientes eram transferidos para os hospitais de Gaspar ou Timbó, até então referências regionais.

Para o Prefeito Jonas Paegle, as novas unidades trarão uma segurança e agilidade maior no combate do COVID-19. “Não somente Brusque, mas toda a região ganham com esse credenciamento, permitindo que o paciente seja tratado no Azambuja. Quero agradecer a todos que ajudaram neste processo”, comenta.

Já o Vice-prefeito, Ari Vequi, diz que essa foi uma luta de toda a classe política, empresarial e do próprio hospital, que juntos, não mediram esforços para conquista. “É uma boa notícia para a cidade, habilitando esses dez leitos de UTI, pelo período de 90 dias. Esperamos que essa pandemia passe e a estrutura permaneça ativa, visando ampliar ainda mais nossa estrutura em saúde pública”, frisa Vequi.

Evandro Roza, Administrador do Hospital, lembra que esse processo começou em 25 de maio com a entrega dos respiradores pelo Governo do Estado. “Essa ato traz tranquilidade para nossa população. Quero registrar que com a ajuda da poder público, sociedade civil e entidades, que doaram leitos e outros equipamentos, foi possível deixar tudo preparado para este momento”.