Covid-19: Prefeitura de Brusque implementa blitz sanitária nos bairros Santa Terezinha e Limeira

Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a abordagem de pessoas em Postos […]

12 de maio de 2020

Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a abordagem de pessoas em Postos Sanitários espalhados pela cidade. Os locais foram escolhidos após um estudo para identificar os pontos de maior aglomeração de pessoas no município. A partir de terça-feira (12), as ações preventivas contra o Coronavírus (Covid 19) avançam para mais dois bairros, Santa Terezinha e Limeira, que passam a contar com blitz sanitária.

Permanecem em operação os postos sanitários já divulgados, próximos aos Supermercados Archer e Bistek, no bairro São Luís. No Barateiro e Caixa Econômica Federal do bairro Santa Rita, no Archer da Figueira (Centro) e do bairro Águas Claras. Também são contemplados o Fort Atacadista, a Praça da Cidadania e a Caixa Econômica do Centro. Lembrando que além dos pontos fixos, a Vigilância em Saúde realiza a monitoria dos demais locais da cidade com equipes móveis.

“Identificamos que o foco de maior concentração de pacientes com doença respiratória (não Covid-19) está em Santa Terezinha e Limeira (Alta e Baixa). Então, vamos trabalhar com blitz ou barreira sanitária, voltada aos automóveis, nesses bairros. Será feita aferição de temperatura, coleta de histórico mínimo das pessoas que estiverem transitando por aquela via, no sentido de diminuirmos, o máximo possível, o contato entre pessoas que estejam sintomáticas com pessoas não sintomáticas”, explica o secretário de Saúde, Humberto Fornari.

Segundo ele, atualmente qualquer doença respiratória identificada pode ser Covid- 19 e o objetivo das barreiras é identificar e monitorar os cidadãos com sintomas gripais, para que permaneçam em isolamento, sem transmitir doenças para outros indivíduos.

“Pesquisas internacionais apontam que pessoas com qualquer sintoma de gripe associado a febre são potenciais transmissores do Covid-19. Sabemos também, que o maior nível de transmissão não está no trabalho, nem no comércio e nem na rua, está dentro de casa. É possível afirmar que, no mínimo 30% dos pacientes que estão contaminados transmitem para quem mora sob o mesmo teto”, detalha.

O secretário explica que as barreiras sanitárias ficarão localizadas próximo aos locais onde foi detectado o maior volume de pessoas transitando: Supermercado Archer, FIP e Stop Shop. “Quando olhamos o mapa de calor, que temos para identificar essa situação ali são as duas localizações, os dois bairros com maior concentração de calor para sintomáticos respiratórios. Talvez seja possível, a partir de então, também intensificarmos a vacina da gripe (H1N1) para esses locais, no sentido de amenizar os sintomas gripais dessas duas regiões”, adianta.

Uma análise periódica será feita pela Secretaria de Saúde. Por isso, nos próximos dias pode haver mudança nos locais monitorados, conforme atualização dos dados epidemiológicos.