Covid-19: Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios passa atender aos finais de semana

Devido à alta procura do Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, montado no pavilhão da Fenarreco, a Prefeitura de Brusque […]

14 de julho de 2020

Devido à alta procura do Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, montado no pavilhão da Fenarreco, a Prefeitura de Brusque vai ampliar o horário de atendimento do local, que passará a atender também nos finais de semana.

De segunda a sexta-feira o atendimento será realizado das 7h às 19h e nos finais de semana, das 8h às 17h, sem fechar para almoço. Por este motivo será necessário fazer o remanejamento de equipes médicas das Unidades Básicas de Saúde para o Centro de Triagem.

As UBS dos bairros do Cedrinho, Rio Branco, rua Nova Trento, Nova Brasília, Volta Grande, São Pedro e Limeira Alta ficarão fechadas a partir desta quarta-feira (15). Permanecerão abertas as unidades do Poço Fundo, Ponta Russa (atendimento no Centro de Serviços em Saúde, no Centro), Águas Claras, Zantão, Jardim Maluche, Guarani, Centro (rua Riachuelo), Dom Joaquim, Santa Rita, Paquetá, Limeira Baixa, São Luiz, Steffen, Bateas, São João, Santa Terezinha, Santa Luzia, Emma e Planalto.

“É importante reforçar que as pessoas não ficarão sem atendimento. Em caso de urgência deve-se procurar uma unidade mais próxima de sua residência”, ressalta o diretor-geral de Saúde, Rodrigo Cesari.

“Tivemos um aumento exponencial de Covid-19, nossos quantitativos estão alarmantes e precisamos ampliar nossas medidas de enfrentamento à doença. Por isso tomamos esta decisão de fechar as unidades, para aumentar a capacidade de atendimento do Centro de Triagem”, explica a diretora-geral de Saúde, Camila Pereira.

“Pedimos que as pessoas que tenham algum sintoma respiratório procurem o quanto antes o Centro de Triagem, pois lá temos uma equipe qualificada atuando com protocolo municipal, e as pessoas já saem medicadas. Não postergue sua situação em casa, não se automedique”, reforça Camila.

As Unidades de Saúde abertas atendem em regime de queixa conduta, ou seja, a partir de algum sintoma que o paciente apresente. A marcação de consultas de rotina estão suspensas. Já o atendimento odontológico integra-se ao atendimento de urgências. O atendimento pré-natal e de puericultura (para bebês de até um ano) permanecem.

Os exames preventivos do colo de útero continuam a ser realizados, porém todos na Clínica da Mulher, no segundo andar do Centro de Serviços em Saúde. O agendamento deve ser feito pelo telefone 47 3255-6840.

Todos os serviços de saúde que permanecerem em atendimento, possuem como protocolo o controle de temperatura dos pacientes previamente, na entrada dos serviços.