Covid 19: Brusque intensifica fiscalização

Mais de 20 equipes realizam trabalho diariamente, incluindo os finais de semana, das 8h às 23h

17 de julho de 2020

Covid 19: Brusque intensifica fiscalização

A Prefeitura de Brusque intensificou na quinta-feira (16) a fiscalização das medidas de enfrentamento a pandemia de Coronavírus (Covid-19) no município. No total, 20 novas equipes foram montadas pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Guarda de Trânsito Municipal (GTB) e a Defesa Civil.

Todo o trabalho de fiscalização realizado pelo Executivo conta com apoio das Forças de Segurança da cidade: Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, conforme reiterado pelos representantes, em reunião realizada na terça-feira (14).

“Publicamos um Decreto nesta semana e entendemos que só editar as medidas não é suficiente. É preciso intensificar a cobrança da execução naquilo que o decreto prevê. Nosso intuito é orientativo. No primeiro momento vamos passar nos estabelecimentos para ver o cumprimento das regras. Se estiverem em desacordo com Decreto nós vamos notificar e fazer com que o proprietário assine um termo. Se na próxima vez os estabelecimento continuar a repetir os mesmos erros ou insistir em não cumprir aquilo que está previsto, aí sim vamos autuar e multar. Inclusive com suspensão e perda de alvará também”, explica o responsável pela operação e diretor geral da Secretaria de Saúde, Rodrigo Cesari.

De acordo com ele, o trabalho de fiscalização será realizado diariamente, incluindo os finais de semana, das 8h às 23h. “Todas as nossas equipes já estão em campo trabalhando e o nosso grande objetivo é fazer com que o decreto seja cumprido. Nossas armas contra a pandemia hoje são o distanciamento social, o uso de máscara e as medidas de higiene (uso de álcool em gel e lavagem constante das mãos). Então, para que a gente evite ao máximo a proliferação desse vírus nós precisamos contar com a colaboração de todos os estabelecimentos comerciais e da população em geral”, destaca.

O diretor enfatiza também, que o uso de máscara é obrigatório em ambientes internos e externos do município. “Essa regra precisa ser seguida, assim como o distanciamento social precisa ser seguido por todos”, finaliza.

Cesari revela que a Polícia Militar disponibilizou uma viatura somente para atender ocorrências relacionadas a pandemia. “Eles não vão atuar diretamente com as nossas equipes, mas se tivermos alguma dificuldade em algum estabelecimento eles vão nos atender prontamente”.