Coronavírus: Prefeitura de Brusque faz ação de conscientização nos comércios da cidade

A Prefeitura de Brusque, por meio da Vigilância Sanitária e órgãos de apoio, como a Defesa Civil e Guarda de […]

28 de abril de 2020

A Prefeitura de Brusque, por meio da Vigilância Sanitária e órgãos de apoio, como a Defesa Civil e Guarda de Trânsito (GTB), está realizando diversas ações de conscientização nos diversos bairros da cidade para o combate ao coronavírus.

Diariamente, entre 6 e 7 equipes se mobilizam para orientar os comerciantes locais na luta contra a Covid-19. Conforme explica a técnica em Vigilância Sanitária, Lucie Herta Hilbert, neste primeiro momento, profissionais da Vigilância, GTB e Defesa Civil estão visitando os locais a fim de fortalecer o pedido para uso da máscara, orientações quanto a disponibilidade de álcool em gel em local adequado, e também uso de cartazes já nas entradas dos estabelecimentos com informações que ajudem no combate à pandemia. “Viemos salientar a importância do uso de máscaras por todos, inclusive reforçando que não é possível o acesso às lojas e comércios sem o uso de máscara. Também orientamos quanto as questões relacionadas ao uso do álcool em gel, distanciamento entre as pessoas, entre outros”, ressalta.

Lucie destaca que uma das principais funções da máscara é também agir como uma barreira de proteção. “Temos o hábito de levar tudo à boca, caneta, unhas, coçamos o nariz, e a máscara evita que a gente faça esse movimento. Agora está em evidência lavar as mãos, mas sabemos que não temos esse hábito constante, então, quando não higienizamos de forma adequada, estamos nos autocontaminando, levando bactérias e vírus da mão para dentro do nosso corpo”, diz.

Nesta terça (28), a equipe coordenada por Lucie realizou o trabalho orientativo no bairro Guarani, onde foram visitados diversos comércios de pequeno, médio e grande porte. Todos os responsáveis pelos estabelecimentos visitados assinaram um termo de que receberam a orientação. “Caso algum estabelecimento não cumpra os requisitos dos decretos estadual e municipal podem ser fechados, além de outras sanções”, observa Lucie.

José Felipe Zen, gerente de uma rede de supermercados, enaltece a importância da iniciativa. “Nossa rede está bem consciente desse momento, informando clientes e funcionários sobre a importância do uso de máscara e higienização. É algo para o bem de todos e por isso parabenizamos a Vigilância Sanitária, GTB e Defesa Civil, pois todos temos que nos conscientizar”.

O agente da Defesa Civil, Filipe Orthmann Lídio, ressalta a importância da atuação em conjunto com a GTB e a Vigilância Sanitária, e elogia a aceitação da população. “Queremos agradecer a população, que está cada dia mais se conscientizando e seguindo as orientações dessas regras de convívio com o coronavírus. É importante que cada um faça a sua parte neste momento para combatermos a pandemia”, destaca.

Agente da GTB, Alex Barbosa observa que a Guarda de Trânsito, junto com a Defesa Civil, é mais um braço para a Vigilância Sanitária nesse momento crítico. Ele é outro que lembra da importância do apoio da população. “Desde o início desse trabalho, temos observado que a população está mais consciente, com a grande maioria usando máscara. Nosso objetivo, nesse momento, é mais fortalecer essa ideia para que todos possam se proteger”, finaliza.