Brusque já está com 10 leitos para Covid-19 prontos a espera de liberação do Governo do Estado

O município de Brusque já conta 10 leitos de UTI prontos para serem utilizados, aguardando, apenas o credenciamento do Governo […]

BRUSQUE

  16 de junho de 2020


Ouça o texto
Brusque já está com 10 leitos para Covid-19 prontos a espera de liberação do Governo do Estado

O município de Brusque já conta 10 leitos de UTI prontos para serem utilizados, aguardando, apenas o credenciamento do Governo do Estado, para o internamento de pacientes com a Covid-19.

O espaço foi instalado no Hospital Azambuja e conta com todos os recursos necessários para a utilização dos pacientes detectados com corona vírus que necessitem de internação hospitalar.

Nesta segunda-feira (15), o local foi vistoriado pelo prefeito de Brusque, Jonas Paegle, ao lado do secretário de Saúde, Humberto Fornari, e do administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza.

Conforme Paegle, é uma estrutura de ponta que coloca Brusque como referência no atendimento a casos de Covid-19 tanto da cidade quanto de municípios vizinhos. “E o mais importante é que, quando tudo isso passar, essa estrutura vai ficar para Brusque. Num futuro próximo, esses leitos serão fundamentais, também, para tratarmos outras doenças e enfermidades”, ressalta.

Fornari lembra que o credenciamento de leitos na cidade é fundamental na medida em que todos os municípios vizinhos já estão com praticamente 100% da ocupação de suas Unidades de Terapias Intensivas. “Temos a expectativa de que o estado nos credencie o mais breve possível. Isso nos traz segurança e um alento maior, haja visto que os municípios da região da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí) já estão com sua capacidade de leitos praticamente toda preenchida”, diz.

Evandro Roza, administrador do Hospital Azambuja, foi outro a comemorar a oferta dos leitos na unidade hospitalar. “Acho que a Covid veio acelerar o que já estava no nosso projeto, que era de montar uma segunda UTI adulta. Nossa UTI, como todos sabem, sempre esteve lotada. Agora, a população pode ficar um pouco mais segura. Esses 10 novos leitos permitirão, no futuro, o tratamento de outras patologias, para que nosso paciente não precise sair de Brusque e possa ficar mais perto de sua família”, ressalta.

Inscreva-se na newsletter.