Vigilância Epidemiológica realiza diagnóstico de cobertura vacinal da febre amarela

Com a proximidade do verão, é grande o risco da doença chegar em Brusque por estar na região da mata atlântica

13 de setembro de 2019

Começa a ser posto em prática nesta sexta-feira (13) o Plano de Ação de Enfrentamento a Febre Amarela em Brusque. A ação é uma iniciativa do departamento de Vigilância Epidemiológica, através de esforço concentrado proposto pela Secretaria de Estado da Saúde, já que com o aumento da temperatura, há risco do vírus chegar a cidade.

A doença pode ser transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti pelo chamado corredor da mata atlântica, e já houve registros de casos em Garuva, Indaial, Jaraguá do Sul e Joinville, esta última cidade, com dois óbitos confirmados. O macaco, muito presente nas florestas, é um sentinela, pois quando da sua morte, é um indicativo da presença da febre amarela. Brusque ainda não registrou nenhuma ocorrência em humanos ou morte de animais, porém os profissionais de saúde estão em alerta.

A vacina é a única prevenção efetiva contra a doença e está disponível para todas as pessoas entre nove meses e 59 anos, de forma gratuita em todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estudos recentes apontam que uma única dose protege o indivíduo por toda a vida.

Plano de Ação

Na última terça-feira (10) os Agentes Comunitários de Saúde e, também de Endemias, participaram de uma capacitação para aplicar um questionário em todos os bairros da cidade, durante as visitas domiciliares visando diagnosticar a real situação da cobertura vacinal feita até agora. É fundamental a participação de toda a sociedade, recebendo bem o servidor público durante a abordagem e a recomendação é que já deixe separadas as carteiras de vacinação detodos os membros familiares para conferência.

“Diante da perspectiva da chegada da doença, o Estado quer se antecipar e atuar na prevenção. Porém, antes de tudo, está sendo proposto esta pesquisa para saber a real situação sobre quem já foi vacinado, para então, montar a estratégia de combate a febre amarela”, enfatiza a enfermeira Natália Cabral Marchi, da Vigilância Epidemiológica de Brusque.

A pesquisa será aplicada até o final do mês de setembro, e os dados serão analisados Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVE) que também recomendou a outras prefeituras a realização desta atividade.

A febre amarela tem entre os principais sintomas a febre, calafrios, cansaço, dor de cabeça intensa, dores nos músculos e no corpo, náuseas e vômitos por até três dias. A recomendação é procurar imediatamente a UBS ou hospital mais próximo.