Mutirão da Limpeza será realizado no primeiro sábado de outubro

Objetivo é eliminar focos e criadouros do mosquito da dengue em quatro bairros da cidade

BRUSQUE

  26 de setembro de 2019


Ouça o texto
Mutirão da Limpeza será realizado no primeiro sábado de outubro

O Programa de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde de Brusque, promove no próximo sábado (05) mais uma edição do mutirão em alusão ao Dia Mundial da Limpeza que foi celebrado em 22 de setembro. Este ano, a ação vai abranger quatro bairros da cidade: Santa Terezinha e Nova Brasília, que são considerados infestados pelo mosquito Aedes Aegypti, além de Santa Rita e Steffen. A ação conta com o apoio da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), Secretarias de Obras e de Educação, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e do Tiro de Guerra.

No ano passado o mutirão recolheu mais de 20 toneladas de entulhos e lixos que estavam acumulados em terrenos e residências e, todo o material ficou exposto durante três dias em frente a Arena Brusque, visando chamar a atenção da sociedade sobre o tema. A iniciativa será repetida em 2019.

Segundo a Coordenadora do Programa de Combate a Endemias, Letícia Figueredo, mais de 80 pessoas devem atuar no trabalho de orientação e retirada dos materiais.

“Recomendamos a população desses quatro bairros, a já deixaram separados, na frente de seu imóvel, todos os entulhos para que as equipes da Secretaria de Obras possam fazer a retirada. Pedimos também que a comunidade receba bem a equipe do mutirão e facilite o ingresso no imóvel para a inspeção”, lembra.

Um das metas do mutirão deste ano é eliminar a maior quantidade possível de criadouros do Aedes Aegypti, pois com a chegada do calor, há uma incidência maior na reprodução do mosquito, aumentando consideravelmente o número de focos, tendo inclusive a possibilidade de registro da doença na cidade.

Inscreva-se na newsletter.