Evento do Outubro Rosa reúne quase 300 pessoas no Posto de Saúde de Águas Claras

Mais uma ação da Secretaria de Saúde de Brusque foi realizada em alusão ao Outubro Rosa, mês de atuação na […]

BRUSQUE

  16 de outubro de 2019


Ouça o texto
Evento do Outubro Rosa reúne quase 300 pessoas no Posto de Saúde de Águas Claras

Mais uma ação da Secretaria de Saúde de Brusque foi realizada em alusão ao Outubro Rosa, mês de atuação na prevenção e combate ao câncer de mama e colo de útero. Desta vez a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Águas Claras, promoveu uma série de atividades na última terça-feira (15) durante todo o dia. Quase 300 pessoas, na maioria mulheres estiveram reunidas. A iniciativa foi da própria equipe do posto de saúde em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF)

Pintura facial e arte com balões para as crianças, maquiagem, esmaltação, auriculoterapia, aula de dança além de um delicioso café da tarde. Um brechó solidário também arrecadou R$ 551, valor que será revertido em ações para a própria comunidade, a ser definido em reunião com a equipe. Os alimentos que foram trocados por roupas, foram entregues para uma família de poucos recursos.

Os atendimentos médicos também fizeram o encaminhamento de 15 mulheres para exames de tomografia, preventivo para detectar anomalias no início. Quando do diagnóstico precoce, maior é a chance de cura através do tratamento.

“As mulheres vieram, algumas com filhos e maridos, que também participaram das atividades. Foi um dia especial para lembrar sobre a importância da prevenção em relação ao câncer da mama, e creio que o resultado foi satisfatório, levando em consideração a participação da comunidade”, comenta a enfermeira Sandra Portes, coordenadora da UBS Águas Claras.

Inscreva-se na newsletter.