CIAPS promove Dia da Beleza dentro do Setembro Amarelo

Melhorar a autoestima e estimular o debate sobre a campanha de prevenção ao suicídio foram os temas abordados durante o evento

25 de setembro de 2019

CIAPS promove Dia da Beleza dentro do Setembro Amarelo

Em mais uma ação do Setembro Amarelo, que visa chamar atenção da sociedade para o combate ao suicídio, o Centro Integrado de Atenção Psicossocial (CIAPS) promoveu na tarde desta terça-feira (24) a Tarde da Beleza para os usuários que são atendidos pela instituição. Uma equipe de voluntários com cabeleireira, maquiadoras e de esmaltação, proporcionaram uma verdadeira transformação no visual, na sua grande maioria mulheres.

A psicóloga Adelanta Scuissiatto explica que quando do acolhimento dos novos pacientes, um dos principais relatos é que os mesmos não se reconhecem mais, e por esse motivo, foi pensando nesta ação de valorização da beleza, interna e externa.

“Nosso objetivo é resgatar a autoestima, proporcionando o cuidado com a beleza para que eles possam se sentirem mais motivados, inclusive com o tratamento. Desta forma abordamos também a temática do Setembro Amarelo e já elencamos a questão da saúde de todos”, pontua. Aproximadamente 30 pessoas participaram da Tarde da Beleza.

Entre as voluntárias está a cabeleireira Marisa de Lima Rodrigues, que toda a semana presta serviço de forma espontânea no CIAPS. Com mais de 20 anos de profissão em Brusque, ele decidiu dedicar algumas horas da semana pra atender os pacientes, realizando corte de cabelos e penteados, com o objetivo de ajudar o próximo.

“É uma alegria, é muito bom. Só de ver a felicidade e o íntimo de cada um deles após o corte de cabelo. Com isso contribuo com para a melhora deles no interno e no externo”, comenta.

Para esta semana, ainda dentro do Setembro Amarelo os usuários do CIAPS serão recebidos pelos jogadores do Brusque Futebol Clube, evento que será no estádio Augusto Bauer na próxima sexta-feira (27) as 15h. A paixão pelo time da cidade que recentemente conquistou o título da série D do Campeonato Brasileiro, foi uma solicitação dos pacientes, já que muitos nunca tiveram um contato direto com os jogadores.