Casos suspeitos de sarampo importados são registrados em Brusque

Vigilância Epidemiológica monitora pacientes e continua disponibilizando vacinas na rede pública

BRUSQUE

  17 de setembro de 2019


Ouça o texto
Casos suspeitos de sarampo importados são registrados em Brusque

A cidade de Brusque registrou nos últimos dias três casos suspeitos do sarampo. Todos os pacientes estiveram recentemente no Estado de São Paulo, que hoje concentra a maioria absoluta de registros da doença no Brasil. Uma das suspeitas já foi descartada e dois, aguardam exames que estão sendo feitos pelo Laboratório Central da Diretoria Estadual de Epidemiológica Sanitária (DIVE).

Mesmo sendo sem a confirmação e, por se tratar de casos isolados e importados de São Paulo, o Departamento de Vigilância em Saúde de Brusque já executou o protocolo de barreiras epidemiológicas, vacinando e monitorando também amigos e familiares desses pacientes.

“Pedimos que a população tome consciência sobre a gravidade da doença, procurando as salas de vacinação, principalmente para as crianças, que já aos seis meses devem tomar a chamada Dose Zero e, depois, devem serem imunizadas aos 12 e aos 15 meses”, lembra a diretora-geral da Secretaria de Saúde, Camila Pereira, alertando ainda que todas as pessoas até 49 anos que não tomaram nenhuma dose, também deve procurar o posto de saúde.

A única maneira de prevenir a doença é a imunização, que está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacinação. A Secretaria de Saúde está programando para o mês de outubro, em um sábado, um dia de intensificação na rede pública, com o objetivo de aumentar o índice de cobertura da vacina.

Quem deve tomar a vacina contra o Sarampo

– Crianças de seis a doze meses (dose zero);

– Crianças ao completarem um ano, uma dose, com reforço aos 15 meses;

– Indivíduos entre um e 29 anos, que nunca tenham tomado a dose, com reforço após três meses

– Indivíduos entre 30 e 49 anos, uma dose

– Acima de 50 anos, somente por indicação médica

Qualquer dúvida basta procurar a UBS mais próxima com a carteira de vacinação

Inscreva-se na newsletter.