Ação na UBS Santa Luzia e encontro de Mulheres Polivalentes encerram atividades do Outubro Rosa em Brusque

O mês dedicado a prevenção e combate ao câncer de mama e de colo de útero foi marcado por vários […]

BRUSQUE

  1 de novembro de 2019


Ouça o texto
Ação na UBS Santa Luzia e encontro de Mulheres Polivalentes encerram atividades do Outubro Rosa em Brusque

O mês dedicado a prevenção e combate ao câncer de mama e de colo de útero foi marcado por vários eventos na Secretaria de Saúde. Nesta quinta-feira (31) duas atividades encerraram o Outubro Rosa em Brusque.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia promoveu um bingo festivo na noite desta quinta-feira com as mulheres do bairro. Mais de 80 moradoras participaram da confraternização, que contou também com momentos de orientação e um café colonial organizado pela equipe do posto de saúde. As cartelas foram distribuídas gratuitamente e os mais de 250 brindes do sorteio foram doados pela comunidade. A coordenadora da UBS Santa Luzia, enfermeira Pâmela Garcia Vogelbacher, explica que o envolvimento das mulheres foi além da expectativa.

“Tivemos uma noite agradável, com muita descontração. Mas também aproveitamos a iniciativa para orientar sobre a importância da prevenção ao câncer. É muito importante realizar os exames e buscar auxílio médico quando do surgimento de algum sintoma”, explica.

No período da tarde, o encontro do grupo Mulheres Polivalentes, que é formado por pessoas que estão ou já passaram por tratamento médico contra o câncer de mama ou de colo útero, foi focado pelo dia da beleza, café da tarde e palestras. Maquiadoras realizaram o atendimento gratuito das integrantes, além de dar dicas de como melhor utilizar os produtos de maquiagem.

Uma das Polivalentes presentes, Lígia Maria Galitzki de 66 anos, moradora do bairro Nova Brasília, está em fase final de tratamento contra o câncer de mama. A descoberta da doença foi através de um exame de rotina em 2014, e após a cirurgia e os procedimentos de quimioterapia e radioterapia, além do acompanhamento médico, ela já sente esperançosa em relação a finalização do tratamento, que deve ocorrer em fevereiro.

“O apoio da família é muito importante para superar a doença. Cada dia é uma vitória e o auxílio que recebo do grupo das mulheres e da equipe da Secretaria de Saúde, me ajudam a vencer o câncer”, declara Lígia.

Inscreva-se na newsletter.